Especialistas britânicos buscam construir o laser “mais poderoso do mundo”, que poderá fazer um feixe bilhões de vezes mais mais brilhante que o Sol.
O novo instrumento vai ser projetado para estudar com maior precisão alguns fenômenos astrofísicos e analisar o plasma de maneira mais precisa.
De acordo com os engenheiros, o laser, batizado Vulcan 20-20, pode demorar até seis anos para ficar pronto e custará por volta de £ 85 milhões (R$ 520 milhões).
Leia também: “ChatGPT agora consegue navegar pela internet, em busca de informações atuais”
Os especialistas também informam que a tecnologia será importante no avanço da fusão nuclear, das energias renováveis e das baterias.
Informações técnicas do futuro “laser mais poderoso do mundo”
O laser será 20 vezes mais potente que seu irmão mais velho, o Vulcan, e poderá ser usado para estudar um novo método de aceleração de partículas para tratamentos de radioterapia contra o câncer.
“Restabelecer a Grã-Bretanha como lar do laser mais poderoso do mundo é uma excelente oportunidade para explorar o inexplorado na astronomia e na física”, disse o ministro da Ciência do Reino Unido, George Freeman, em entrevista ao tabloide Daily Star.
O que é o laser
Conforme o portal Brasil Escola, a palavra “laser” tem origem no inglês e é a abreviação de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (amplificação da luz por emissão estimulada de radiação, em tradução livre).
O raio é baseado na emissão estimulada, um conceito introduzido por Albert Einstein em 1917. No entanto, a tecnologia só foi desenvolvida em 1960.
O tipo de radiação eletromagnética visível, emitida pelo laser, pode ser caracterizada como:
- Monocromática: a luz do laser apresenta somente um comprimento de onda e, assim, uma única cor;
- Coerente: caso dois feixes produzidos por um mesmo laser forem separados e, em seguida, recombinados, mesmo depois de percorrerem longas distâncias, ainda vai existir uma relação constante entre as fases dos dois feixes;
- Direcional: o feixe de luz produzido por um laser é formado por ondas feitas na mesma direção e é bastante estreito, ou seja, propaga-se na mesma direção e sofre o mínimo de dispersão;
- Alta intensidade: a luz do laser é muito potente e pode alcançar a ordem de 1012 watts. Com isso, a intensidade da luz produzida pelo raio é extremamente grande.