Revista Oeste - Eleições 2022

Noruega sofre ataque cibernético

Segundo a agência de segurança do país, 'um grupo pró-Rússia' estaria por trás da invasão
-Publicidade-
Os ataques tiraram as páginas de diversas instituições do ar
Os ataques tiraram as páginas de diversas instituições do ar | Foto: Divulgação

Instituições públicas e privadas da Noruega sofreram ataques cibernéticos nas últimas 24 horas, informou, nesta quarta-feira, 29, o NSM, autoridade de segurança norueguesa.

“Um grupo criminoso pró-Rússia parece estar por trás dos ataques”, afirmou o NSM, em comunicado.

O governo informou ainda que as invasões tiveram como alvo instituições que oferecem serviços importantes, mas não citou nenhuma das afetadas. O site da Autoridade Norueguesa de Inspeção do Trabalho ficou fora do ar durante o dia.

-Publicidade-

“Vimos ataques semelhantes em outros países recentemente, embora nenhum deles tenha relatado qualquer impacto duradouro”, disse a diretora do NSM, Sofie Nystroem.

Os ataques, segundo as autoridades, foram classificados como “ataque de negação de serviço distribuído”, uma tentativa de tornar os recursos indisponíveis para os utilizadores, tirando as páginas hospedadas do ar, por meio da invalidação do sistema.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Os ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS) definem como alvo sites e servidores ao interromper serviços de rede. Os ataques DDoS tentam esgotar os recursos de uma aplicação. Os autores destes ataques sobrecarregam um site com tráfego irregular, o que resulta numa má funcionalidade do site ou em colocá-lo offline por completo. Basicamente o ataque possui vários boots “zumbis”, são máquinas infectadas, a partir daí cria-se uma rede de boots, ele usa esses boots para enviar requisições em massa ao atacado, esse não consegue processar toda essa demanda e acaba saindo do ar. Quanto mais boots enviando as requisições, maior chance de sobrecarregar o sistema do atacado.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.