A empresa japonesa Aerwins está produzindo em escala industrial a primeira moto voadora de luxo. Nomeado XTURISMO Limited Edition, o modelo foi apresentado pela primeira vez em setembro, no Detroit Auto Show, evento automobilístico sediado nos EUA.
O veículo está em desenvolvimento desde 2017. O plano da fabricante é lançar a moto voadora oficialmente no início de 2023, apesar de já estar em pré-venda desde 2021 por um preço de US$ 680 mil (aproximadamente R$ 3,5 milhões).
Movido por motores de tipo híbrido de combustão interna e elétrico, o XTURISMO consegue voar por até 40 minutos a uma velocidade de até 100 km/h. Para isso, a moto futurística conta com um tanque de combustível com 40 litros de capacidade.
Com quase 4 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 1,5 metros de altura, a moto voadora consegue suportar uma carga máxima de 100 kg. Apesar de toda inovação, o modelo ainda precisa corrigir o barulho alto dos motores.
Outras inovações em transportes
Um trem de turismo no Japão está rodando com combustível derivado do lámen — prato típico do país, composto por macarrão e sopa com caldo à base de ossos de porco, peixe ou frango, conhecido no Brasil como miojo.
A empresa ferroviária Takachiho Amaterasu Railway Company utilizou o combustível pela primeira vez em meados de junho. O trem começa a viagem na cidade de Takachiho, na província de Miyazaki. De acordo com a companhia, o custo do biocombustível derivado do lámen é o mesmo do óleo diesel. Além disso, a fonte de energia é mais sustentável e não gera cheiro de fumaça.
Para continuar a leitura, clique aqui: Um trem movido a sopa