Veículos de mídia russos são bloqueados no YouTube

Medida faz parte de uma campanha para impedir o que a União Europeia chama de 'propaganda'
-Publicidade-
Em alguns países, o acesso já está suspenso
Em alguns países, o acesso já está suspenso | Foto: Reprodução/Flickr

O YouTube bloqueou nesta terça-feira, 1°, os canais de veículos de mídia controlados pela Rússia. A medida afeta imediatamente os canais Russia Today (RT) e Sputnik em toda a Europa, depois de pedidos da União Europeia (UE).

Na manhã de hoje, os canais da RT e do Sputnik do YouTube já estavam inacessíveis em vários países da UE, com o site exibindo a mensagem: “Este canal não está disponível em seu país”.

“Devido à guerra em curso na Ucrânia, estamos bloqueando os canais do YouTube conectados à RT e à Sputnik em toda a Europa, com efeito imediato”, informou o Google pelo Twitter.

-Publicidade-

“Levará tempo para que nossos sistemas implementem isso completamente. Nossas equipes continuam monitorando a situação 24 horas por dia para tomar medidas rápidas”, acrescentou a big tech.

A ação do YouTube segue medida semelhante adotada na segunda-feira 28 pela plataforma de postagem de vídeos TikTok, uma subsidiária da empresa chinesa ByteDance e da Meta Platforms.

As paralisações seguem uma campanha coordenada nos últimos dias por autoridades europeias para cortar o que dizem ser propaganda da RT e do Sputnik. Autoridades da UE devem se reunir nesta terça-feira em Bruxelas e proibir a transmissão da RT e do Sputnik na televisão.

Funcionários da Comissão Europeia, o braço executivo da UE, se reuniram com funcionários de tecnologia de várias empresas para pedir ações mais duras.

Os canais russos negam estar fazendo propaganda para o Estado russo e disseram que as ameaças de bloqueio são injustificadas.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

  1. Não somente veiculos oficiais de midia, mas o youtube esta bloqueando canais de ukranianos que transmitem videos do trafego de veículos, pois mostra o que REALMENTE ESTA ACONTECENDO NAS RUAS. PQ O YOUTUBE ESTÁ BLOQUEANDO VIDEOS STREAMING DE PESSOAS???? HEIM????! Até o dia 29-fev-2022 haviam varios mas o youtube esta fazendo a limpa vejam: http://www.youtube.com/watch?v=e2gC37ILQmk

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.