TIM envia equipamento a clientes para testes do 5G no interior do país

Edição da semana

Em Em 30 out 2020, 14:42

TIM envia equipamento a clientes para testes do 5G no interior do país

30 out 2020, 14:42

Operadora disponibiliza aos clientes uma amostra do que será possível a partir de 2021, após a ativação das redes 5G

TIM

Loja da TIM na Avenida Paulista, em São Paulo | Foto: Jonne Roriz/Estadão Conteúdo

A TIM iniciou a ativação do 5G para testes em três cidades do interior do Brasil: Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG).

Cerca de 300 clientes estão recebendo equipamentos em sua residência para testar, sem custos extras, a rede 5G via tecnologia FWA — banda larga fixa sem fio. Os testes começaram em outubro e vão durar seis meses.

Leia mais: Conselheiro da Anatel diz que Huawei tem transparência menor

Ao habilitar o serviço, a operadora disponibiliza aos clientes uma amostra do que será possível a partir de 2021, após o leilão de frequências e a ativação das redes 5G.

Os equipamentos foram fornecidos em sistema de comodato e já estão preparados para as futuras redes 5G, sendo necessário apenas atualização de software. Dessa forma, a operadora passa a ser a primeira a entregar aos clientes equipamentos 5G para os testes.

5G no Brasil

A Claro foi pioneira na implementação da tecnologia de internet móvel de quinta geração no país, com a ativação das primeiras redes em alguns bairros de São Paulo e no Rio de Janeiro a partir de julho.

O movimento foi seguido rapidamente pelas rivais Vivo, Oi e TIM, que começaram a ativar o 5G em diferentes cidades pouco tempo depois da Claro.

Por ora, as operadoras do setor estão oferecendo o 5G DSS (compartilhamento dinâmico de espectro, da sigla em inglês), que pega “emprestado” um pedaço das faixas de radiofrequência nas quais já trafegam os sinais do 4G.

O 5G DSS representa um avanço na conexão, mas ainda está abaixo da velocidade alta de navegação e da latência baixa, as principais vantagens do 5G “definitivo”.

Com informações do Estadão Conteúdo

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

O império dos sem-voto

Há cada vez mais pessoas que nunca receberam um único voto na vida, e não têm mandato nenhum, dizendo o que o cidadão deve ou não deve fazer

O mal de roupa nova

O Partido Democrata não esconde as intenções: quer mais coletivismo, menos autonomia dos Estados, maior controle exercido pelo Executivo central e intervenção na economia

A nova Torre de Babel

Ao contrário do mito bíblico, a torre atual está sendo edificada com base na confusão proposital das palavras por indivíduos desprovidos de inteligência e coragem

Segundo turno nupcial

“Ué, você tá torcendo pra mim?” / “Não sei. Estou indeciso”

A imprensa morre no escuro

A atividade que já foi chamada de “quarto poder” escorrega perigosamente para a irrelevância

O resgate de Tocqueville

O desprezo pelo cristianismo, tão comum em meios “progressistas”, representa um perigoso afastamento dos pilares norte-americanos

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma nova doença: o vício em desculpas

Poucas figuras públicas têm a força de caráter para se recusar a pedir desculpas aos identitaristas, que gostam de desempenhar o papel de vítimas permanentes

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês