Toffoli recebeu dinheiro da Odebrecht, diz site - Revista Oeste

Em 10 jul 2020, 22:20

Toffoli recebeu dinheiro da Odebrecht, diz site

10 jul 2020, 22:20

Pagamento teria ocorrido nos tempos em que o hoje presidente do STF era advogado-geral da União

dias toffoli - odebrecht

O presidente do STF, Dias Toffoli | Foto: AGÊNCIA BRASIL

Hoje presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli teria recebido por cerca de dois anos quantias repassadas pela Odebrecht. Pagamentos, sem valores divulgados, que teriam sido repassados a ele de 2007 a 2009, período em que era advogado-geral da União, sendo escolha do então presidente Lula.

Leia mais: “PT processa Moro por divulgar áudios de Dilma

A informação sobre o suposto pagamento da empreiteira ao hoje ministro do STF foi divulgada na noite desta sexta-feira, 10, pelo site Vortex Media, que afirma ter tido acesso ao depoimento prestado pelo delator Marcelo Odebrecht à Procuradoria-Geral da República (PGR) em maio. O processo envolvendo as declarações do empreiteiro está sob sigilo, conforme indica o site do Supremo.

Ainda de acordo com o Vortex Media, o depoimento de Marcelo, juntamente com e-mails salvos em HD externo, fizeram com que procuradores da Operação Lava Jato na PGR pedissem a abertura de inquérito contra o atual presidente do STF. Nesse sentido, eles suspeitam de que Toffoli possa ter cometido crime de corrupção passiva. Segundo informações, o caso não avançou sob comando de Augusto Aras, procurador-geral da República, e da subprocuradora Lindôra Araújo — isso ao menos até o fim de maio, quando um grupo de procuradores saiu da força de trabalho.

Troca de e-mails

Ao abordar a delação de Marcelo Odebrecht, divulga-se troca de e-mails entre executivos da empreiteira. Numa mensagem de 26 de maio de 2009, o delator faz uso de jargões e apelidos definidos pela empresa para discutir temas relacionados ao pagamento de propina para que ocorressem decisões em favor da companhia. Cita “AM”, que seria referência ao advogado e então executivo da Odebrecht Adriano Maia. Menciona, em outro ponto, os “amigos”, sendo que um desses “amigos” estaria na “advocacia da casa”. Segundo o delator, esse “amigo” seria Toffoli. Consequentemente, a “advocacia da casa” seria a Advocacia-Geral da União (AGU).

e-mail

Foto: REPRODUÇÃO/VORTEX MEDIA

Reforma de casa em SP

A relação de Toffoli com a Odebrecht teria permanecido quando ele, ainda segundo o Vortex Media com base em informações delatadas, chegou ao STF. Dessa forma, uma planilha do setor de propinas da empreiteira indicaria que dinheiro teria sido repassado para custear a reforma da casa pertencente à família do ministro em Marília, cidade do interior de São Paulo. Toffoli teria, de acordo com os arquivos salvos na planilha, recebido R$ 15 mil. E não teria parado por aí. Isso porque o irmão dele, Ticiano, teria recebido o montante de R$ 850 mil em dinheiro vivo ao decorrer de 2012.

Inquérito contra irmã de Toffoli

O suposto pagamento feito pela Odebrecht a Ticiano não é, contudo, a única notícia do dia envolvendo familiares do atual presidente do STF. Mais cedo, conforme registrou Oeste, Maria Esther Dias Toffoli se tornou alvo de inquérito aberto pelo Ministério Público de São Paulo. O caso que a envolve se propõe a apurar denúncias de nepotismo, salários acima do teto e funcionários fantasmas no Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

De acordo com a denúncia da promotoria Maria Esther, que é irmã de Dias Toffoli, atua no gabinete do conselheiro Roberto Braguim no que seria “notório uso indevido de cargos públicos”.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

22 Comentários

  1. E agora José?

    Responder
  2. Vão censurar essa matéria,com certeza!

    Responder
    • Será que o site Vortex vai receber a visita da PF, para fazer busca e apreensão e ser incluido no inquérito das fake news ?

      Responder
  3. STF é uma vergonha…Alguém discorda?

    Responder
  4. Já tá fazendo hora extra na corte, graças ao Senado.

    Responder
  5. é… o amigo do amigo do meu pai tá bombando!!!

    Responder
  6. não, não, o toffoli, ex-funcionário do PT, cupincha do larápio novededos e subordinado do zé dirceu – o cubano – é uma pessoa exemplar e probo. o tempo dirá.

    Responder
  7. Ele era ligado ao PT, precisa dizer mais alguma coisa!!!

    Responder
    • O Senado é o grande responsável por esse senhor ser togado.

      Responder
  8. Está ai a prova da soltura do Lularápio, dividas a serem pagas em um futuro próximo, de preferência quando O DT estivesse no STF. E mais, essa semana o STF mandou a FT de Curitiba a compartilhar os dados com a PGR. O sistema em ação.

    Responder
  9. Cuidado, Oeste!! Totó vai mandar CENSURAR a matéria!!!

    Responder
  10. De Norte a Sul, de Leste a Oeste
    A corrupção brota por todos os gabinetes,
    praças, avenidas, rodovias, serviços essenciais,
    palácios, palacetes, empreiteiras, bancos,
    em todos bairros “nobres”, médios e pobres.
    E nos clãs de mitos e anti-mitos também!

    Responder
  11. Augusto Aras foi um tiro no pé de Bolsonáro, sabemos de que lado está,
    atacando os procuradores da lava jato, alem de exigir os inquéritos em
    andamento , está claro o desmonte de Curitiba.

    Responder
  12. Tudo o quw e instituicao ezistwm indicativos de corrupcao. O senado esra sendo convidado a se prinunciar. É ele que aprova os membros do stf. Uma nacao para prosperar e se tornar civilizada precisa acabar com o sistema corrupto onde a populacao se vê surrupiada e o mecanismo e seus membros faturando. A sociedade brasileira já sabe da deterioração de suas instituições daí a elite privilegiada não tem que achar ruim a reação do povo que afirma não acreditar nesses agentes e exigir mudanças efetivas

    Responder
  13. Quero ver agora o que vao fazer. Perseguicao terrivel a Bolsonaro por parte do STF. Quero ver se a Globomentira vai noticiar.

    Responder
    • Melhor noticia do ano.

      Responder
  14. Vamos ver agora qual é a próxima canetada do STF, para proteger o seu Presidente. Normal… Mas, o monturo está cada vez mais profundo e indisfarsável. Outra coisa: certamente a grande mídia dará o devido destaque?

    Responder
  15. Esse aí nunca me enganou. Impeachment já !

    Responder
  16. Não vai dar em nada, não se esqueçam que estamos no Brasil!

    Responder
  17. Agora está claro porque a PGR queria “compartilhar” os levantamentos da Lava Jato: queriam abafar ou matar as investigações. O tiro pode sair pela culatra: vai ser um tal se pipocar denúncias contra os Ministros do Supremo e outros figurões.
    Comprei pipoca para ler e assistir.

    Responder
    • Em tempo: nem uma linha sobre o assunto na mídia decadente.

      Responder
  18. lamentável, mas não devemos nos escandalizar, corrupção no Brasil, começou lé em D. João VI.
    Vitor Hugo

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias