SP melhora em 2ª rodada de ranking da transparência da covid-19

Em 29 jun 2020, 22:00

SP melhora em 2ª rodada de ranking da transparência da covid-19

29 jun 2020, 22:00

Estado, que era penúltimo na primeira pesquisa, conseguiu subir para a 14ª colocação e ficar com conceito “ótimo”

ranking, transparência, estados, capitais, covid-19, coronavírus

Estados têm melhorado transparência das informações sobre gastos com covid-19 | Foto: FrankunFrei/Pixabay

A 2ª rodada do ranking da transparência no combate à covid-19, divulgada nesta segunda-feira pela Transparência Internacional Brasil, mostra uma evolução de São Paulo.

Se no primeiro levantamento, o Estado governado por João Doria ficou em penúltimo lugar, à frente apenas de Roraima, desta vez conseguiu subir 57 pontos e chegar à 14ª colocação.

Os níveis de transparência sobre contratações emergenciais no enfrentamento da pandemia proporcionados pelos 26 Estados brasileiros e suas capitais, além do Distrito Federal, foram reavaliados e mostraram que governadores e prefeitos sentiram a pressão da sociedade e reagiram.

A escala do ranking vai de zero a cem pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e cem (ótimo) indica que oferece alto grau de transparência.

Doze estados e 15 capitais deixaram para trás uma avaliação de “regular” a “péssima” e passaram para as categorias “bom” e “ótimo”.

Espírito Santo, entre os estados, e João Pessoa, entre as capitais, consolidaram sua liderança no comparativo, melhoraram ainda mais e atingiram a pontuação máxima: 100 pontos.

Hoje, entre as administrações públicas avaliadas, não há mais nenhuma cujo nível de transparência é classificado como péssimo. Não existe também mais nenhum estado avaliado como “ruim”.

Quanto às capitais, nove delas tinham transparência classificada como “ruim” no ranking anterior e hoje isso ocorre com apenas uma, a de Porto Velho.

“Os resultados comprovam que, quando há pressão social, há mudança”, constata o coordenador de pesquisa da Transparência Internacional – Brasil, Guilherme France. “Ainda há o que melhorar e vamos subir mais a barra na próxima rodada da avaliação”.

Ranking dos Estados

ranking, transparência, estados, covid-19

Capitais

ranking, transparência, capitais, covid-19

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias