TRE-RJ forma maioria pela inelegibilidade de Crivella - Revista Oeste

Edição da semana

Em 21 set 2020, 20:15

TRE-RJ forma maioria pela inelegibilidade de Crivella

21 set 2020, 20:15

Decisão do tribunal só será oficializada na próxima semana

tre-rj x marcelo crivella

Marcelo Crivella é o prefeito do Rio de Janeiro | Foto: Renan Olaz/PMRJ

O caso que analisa a inelegibilidade do atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos), já tem decisão definida. Isso porque a maioria dos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) votou contra o político. O parecer, contudo, ainda não foi divulgado pelo órgão.

Leia mais: “Justiça manda Twitter apagar post de Bolsonaro”

Presente à sessão do TRE-RJ realizada na tarde de hoje, o desembargador Vitor Marcelo Rodrigues foi responsável pela não oficialização do parecer por enquanto. Ele pediu mais tempo para analisar o processo. Dessa forma, ele entregará seu voto na próxima semana. Somente assim o tribunal poderá publicar a decisão (que já conta com cinco votos pela inelegibilidade de Crivella).

O processo em pauta no TRE-RJ é relacionado ao evento de setembro de 2018 com servidores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). Na ocasião, o prefeito anunciou seu filho Marcelo Hodge como candidato a deputado federal. O Psol e a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) entenderam que houve benefício particular com utilização da máquina pública e, consequentemente, acionaram o Poder Judiciário.

Segue no cargo e candidato à reeleição

Mesmo quando for devidamente publicada, a decisão do TRE-RJ não tornará Crivella automaticamente inelegível no pleito deste ano. Afinal, o prefeito carioca poderá recorrer da decisão. A inelegibilidade dele só será confirmada quando se esgotarem todas as possibilidades de recurso — com o tema podendo chegar até o STF.

Por meio de nota divulgada à imprensa, Marcelo Crivella ressaltou que o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral ainda não se encerrou. Mesmo assim, ele já garante que vai recorrer “depois de concluído o processo e publicada a decisão, no prazo legal”. “O prefeito poderá participar do pleito”, complementa a equipe de comunicação de Crivella, que, por ora, segue na briga pela reeleição.

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 Comentário

  1. Se votei no Crivella para a Prefeitura do Rio de Janeiro, a culpa é do Freixo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa newsletter

Colunistas

O crime acima de todos

Não é que as instituições estejam funcionando mal, ou passando por alguma anomalia — ao contrário, elas são organizadas de maneira a tornar inevitáveis resultados como o que beneficiou André do Rap

O “cancelamento” contra a arte

Caso a sociedade se submeta a essa versão gourmetizada do stalinismo, nossos filhos e netos não terão o que ler, ouvir ou assistir

A segunda onda de hipocrisia

Em que pesem as comprovações de ineficácia dos lockdowns, enganadores como Emmanuel Macron fingem ter um mapa de bloqueio de contágio

Alerta: pesquisas à vista!

Por que as sondagens eleitorais erram tanto, como isso distorce o processo democrático e o que se pode fazer

O capitalismo pode salvar o mundo?

O sistema não é uma ideologia de laboratório, como o comunismo. É uma força viva, dinâmica, que há milênios se aperfeiçoa na satisfação das necessidades humanas

A coerção e o coronavírus

A necessidade de restrições ocasionais não deve abalar os fundamentos do verdadeiro liberalismo, sustentado no “inovismo” e no “adultismo”

Uma guerra civil nos EUA?

A mídia recusa-se a noticiar o que é evidente aos olhos de seus espectadores, e intelectuais argumentam que “saques e protestos violentos são vivenciados como eventos alegres e libertadores”

Você não pode perder

A VOZ DAS REDES

Uma seleção de tuítes que nos permitem um olhar instigante do mundo, ajudam a pensar e divertem o espírito

LEIA MAIS

Oeste Notícias

R$ 19,90 por mês