XP: Desemprego veio menor que o esperado - Revista Oeste

Em 28 Maio 2020, 17:44

XP: Desemprego veio menor que o esperado

28 Maio 2020, 17:44

Índice de desemprego divulgado pelo IBGE está abaixo do prevista pela XP e pelo mercado

Desemprego- Brasil- IBGE

Desemprego veio melhor que o esperado pelo mercado | Foto: Andrea Polini/Pixabay

O economista da XP Investimentos Vitor Vidal afirmou que a taxa de desemprego em abril de 12,6%, divulgada nesta manhã pelo IBGE, está abaixo daquilo que era esperado pelo mercado.

De acordo com relatório divulgado pela corretora, a expectativa da XP era de uma taxa de desemprego de 13,3%. Já o mercado, de acordo com levantamento do Broadcast, tinha a expectativa de 13,2%. O desemprego está similar ao do mesmo período de 2019.

Para Vidal, a taxa durante este período pode apresentar disfunções. Ele dá como exemplo: “i) a coleta da PNAD desde março está sendo via telefone/virtual e principalmente ii) com o programa de flexibilização trabalhista (MP 936) o empregado formal que teve seu contrato suspenso ou sua jornada reduzida não será considerado um desocupado sob a ótica da metodologia da PNAD Contínua”.

O relatório da XP aponta que o trabalhador informal foi o mais afetado pela pandemia. Em abril o setor perdeu 3,1 milhões de trabalhadores, uma queda de 7,4%.

Em, razão das medidas de distanciamento social e pela paralisação das atividades, os setores de Comércios e Serviços foram os mais afetados. “Tal fato se reflete no nível da taxa de participação, onde a razão entre quem procura emprego (PEA) e a população em idade de trabalho (PIA) vem apresentando queda significativa desde março e atingindo o patamar mínimo de 59,0%”.

Para o final do ano, a XP projeta que “desemprego medido pela PNAD deverá ter uma média de 15,5%”.

 

TAGS

*O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine a nossa news

Coronavírus

Oeste Notícias