A Itália está fora de mais uma Copa do Mundo. A equipe foi derrotada pela Bósnia e Herzegovina na disputa de pênaltis, por 4 a 1. Esposito e Cristante erraram suas cobranças. A Bósnia não errou. No tempo normal e na prorrogação, empate por 1 a 1.
A Bósnia pressionou o jogo inteiro. Teve um homem a mais durante o segundo tempo, depois da expulsão de Bastoni aos 41 da primeira etapa. A Bósnia jogará no Grupo B da Copa de 2026, que já tinha Canadá, Catar e Suíça. Já havia disputado a Copa de 2014.
A Itália buscava voltar ao Mundial, depois de não ter ido em 2018 e 2022. Mas faltou qualidade. O time só marcou seu gol por causa de uma falha na saída de bola do goleiro Vasilj, aos 15 do primeiro tempo. Kean aproveitou para fazer 1 a 0 e recuar junto com a equipe.
A Bósnia, em casa, pressionava. A torcida empurrava, no estádio de Zenica. Acanhado e lotado. A Azzurra resistia. Chegou a ter oito jogadores dentro de sua área, para impedir as cabeçadas do eficiente atacante Dzeko.
Então, quem levou muito perigo nas bolas altas foi Demirovic. O empate bósnio veio da pequena área, quando Tabakovic aproveitou rebote, aos 33 do segundo tempo. De fora, o técnico Gattuso parecia jogar junto com o time.
No final, ele e o banco de reservas pediam que o juiz encerrasse a partida. Acreditavam que o goleiro Donnaruma, muito bem no jogo, seria o salvador nos pênaltis. Mas a Bósnia foi impecável nas cobranças e acabou com o sonho italiano.