Grupos

árbitro brasileiro apitará jogo de abertura da Copa 2026

Oeste Esporte Oeste Esporte
2 min de leitura
árbitro brasileiro apitará jogo de abertura da Copa 2026

Wilton Pereira Sampaio já apitou a copa de 2022 | Foto: Reprodução/FIFA

Compartilhar: Oferecido por

A Fifa anunciou os árbitros escalados para os primeiros jogos da Copa do Mundo de 2026, torneio que começa nesta semana nos Estados Unidos, México e Canadá. A principal novidade é que a partida de abertura terá um trio de arbitragem totalmente brasileiro em campo.

+Leia mais noticias em Oeste Esporte

O confronto entre México e África do Sul, marcado para o Estádio Azteca, na capital mexicana, será comandado pelo árbitro brasileiro Wilton Sampaio. Ele terá como assistentes os compatriotas Bruno Pires e Bruno Boschilia, enquanto o VAR ficará sob responsabilidade do colombiano Nicolás Gallo.

Experiente em competições internacionais, Wilton Sampaio participou da Copa do Mundo de 2022, no Catar, e volta a receber uma das designações mais importantes do torneio ao ser escolhido para apitar o jogo inaugural da competição.

A divulgação das escalas marca mais uma etapa da preparação para o Mundial, que contará com o maior quadro de arbitragem da história. A Fifa selecionou 52 árbitros, 88 assistentes e 30 árbitros de vídeo de 50 associações nacionais para trabalhar nos 104 jogos da competição.

+Leia mais Vini Jr. ganha personagem no Fortnite durante a Copa do Mundo de 2026

O anúncio acontece poucos dias depois da polêmica envolvendo o árbitro somali Omar Abdulkadir Artan, que acabou impedido de entrar nos EUA e ficou fora do torneio. Considerado um dos principais árbitros africanos da atualidade, ele seria o primeiro representante da Somália a atuar em uma Copa do Mundo.