Copa sem Firula

especialista alerta para ciberataques no Mundial de 2026

Oeste Esporte Oeste Esporte
2 min de leitura
especialista alerta para ciberataques no Mundial de 2026

Foto: Reprodução

Compartilhar: Oferecido por

A Copa do Mundo de 2026, que ocorrerá nos Estados Unidos, México e Canadá, está gerando preocupação em relação à segurança digital. Cibercriminosos tendem a explorar a visibilidade do evento, com ataques cibernéticos que podem começar meses antes do torneio.

+Leia mais noticias em Oeste Esporte

Geraldo Guazzelli, diretor-geral da NETSCOUT no Brasil, destacou em seu blog pessoal que “o Mundial é uma vitrine global não só para os países-sede, mas para toda a infraestrutura digital que sustenta o evento.” Ele alertou que o volume de ataques pode ser até dez vezes superior ao que é normalmente registrado, com agentes maliciosos mapeando vulnerabilidades em infraestruturas críticas.

Estratégias de ataque

As mudanças nas estratégias de ataque incluem uma maior persistência e o uso de múltiplos vetores. Infraestruturas críticas e serviços essenciais se tornaram os principais alvos de grupos organizados e hacktivistas, ampliando o risco de incidentes durante o torneio. Guazzelli observou: “o que vemos hoje é uma evolução no comportamento dos ataques. A principal lição dos últimos anos é que esses ataques são previsíveis.”

+Leia mais África do Sul retorna à Copa do Mundo após 16 anos e divulga lista de convocados

Os setores digitais do Brasil também podem ser impactados indiretamente, ressaltando a necessidade de investimentos em ciber-resiliência antes do evento. Guazzelli recomendou, ainda, que as organizações se preparem para garantir a continuidade operacional, afirmando que “quando o mundo inteiro está olhando, a resiliência digital deixa de ser um diferencial e passa a ser um requisito básico para qualquer organização.”