Adolf Hitler (1889-1945) se tornou um símbolo de crueldade na política. O ditador nazista transformou a Alemanha numa máquina de destruição e morte entre 1933 e 1945. Calcula-se que a Segunda Guerra Mundial, iniciada por ele, e o holocausto de judeus provocaram aproximadamente 40 milhões de mortes.
Nove detalhes pouco conhecidos de sua vida foram listados pela Enciclopédia Britânica:
1 – Adolf Hitler quase foi batizado com o sobrenome de sua mãe, Maria Anna Schicklgruber. O que prejudicaria um aspecto importante de seu marketing político. O grito “Heil Hitler” (“salve Hitler”), que o popularizou em grandes comícios, seria substituido por “heil Schicklgruber”. O que teria, em termos de marketing, bem menos apelo e carisma.
2 – Boa parte da carreira de Hitler foi construida por suposto heroísmo durante a Primeira Guerra, quando ele teria inclusive ficado temporariamente cego. Esse heroísmo foi contestado progressivamente por falta de provas. Ironicamente quem indicou Adolf Hitler para ganhar a celebrada Cruz de Ferro foi o tenente Hugo Gutmann – um judeu.
3 – Em 1924, Hitler foi preso por “alta traição”, depois de uma tentativa de golpe de Estado. Na prisão, escreveu o livro Mein Kampf (“Minha Luta”), que se tornou uma espécie de manual de sua política de violência e racismo em estado bruto. O livro se tornou obrigatório na Alemanha e vendeu mais de 5 milhões de exemplares.
4 – A tomada do poder na Alemanha pelos nazistas aconteceu por causa de um incêndio. Em 27 de fevereiro de 1933 Adolf Hitler era chanceler quando o Reichstag (Parlamento) foi incendiado. A culpa pelo incêndio foi colocada num militante comunista, mas o crime nunca foi esclarecido. De qualquer jeito Hitler aproveitou o fato para exigir poderes absolutos para “combater a crise” e iniciou sua brutal ditadura.
5 – Hitler, o tirano monstruoso, era admirador de artes plásticas. Foi um pintor medíocre. Quando tomou o poder, passou a agir de acordo com seu gosto. Perseguiu obras de pintores de vanguarda ligados a movimentos como o Impressionismo, o Cubismo e o Dadaismo. Ao mesmo tempo, transformou as Forças Armadas alemãs numa máquina de roubo de obras clássica por toda a Europa invadida.
6 – O “fuehrer” fazia propaganda de uma vida saudável e se vangloriava de não consumir álcool, não fumar e ser vegetariano. Em segredo, Adolf Hitler se injetava (com ajuda de seu médico particular) com drogas como oxicodona, metanfetamina, morfina e cocaína.
7 – Por pior que fosse, Hitler era considerado um político “idealista”. Pois esse “idealismo” rendeu a ele 5 bilhões de dólares, obtidos através de esquemas sujos como forçar os alemães a comprar seu livro Mein Kampf.
8 – Em 1939 um legislador sueco indicou Adolf Hitler para o Premio Nobel da Paz. Era para ser uma piada, mas pegou muito mal. Mesmo que fosse verdade, Hitler não poderia receber o premio, pois ele havia proibido quatro anos antes qualquer alemão de aceitar o Nobel.
9 – Oficialmente Adolf Hitler e sua mulher Eva Braun se mataram quando as tropas soviéticas se aproximavam se seu bunker em 30 de abril de 1945. Seu corpo sumiu. Segundo o ditador soviético Joseph Stalin, o corpo de Hitler foi identificado pela arcada dentária, exumado e cremado. Suas cinzas teriam sido espalhadas em 1970. Teria restado apenas um pedaço de seu crânio perfurado por uma bala. Em 2009 esse pedaço de crânio foi estudado e aparentemente pertenceu a uma mulher. Ou seja, ninguém sabe o que aconteceu com o cadáver de Hitler.