Em 1986, Aloizio Mercadante foi escalado pelo PT para defender o Plano Cruzado, que estabelecia o congelamento de preços. Fantasiado de “fiscal do Sarney”, o petista faz elogios à medida econômica, que confirmou ser um inevitável fracasso meses depois. O vídeo antigo voltou a circular nas redes sociais nesta semana, depois de o ex-ministro ser indicado para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
“No Brasil do cruzeiro, quando você vinha fazer as suas compras, a cada semana, os preços iam aumentando”, disse Mercadante. “Agora, estamos vivendo o Brasil do Plano Cruzado, onde a dona de casa vai fazer a compra com uma lista do governo, que congelou o preço dos produtos.” Nas imagens, Mercadante aparece fiscalizando um mercado, para ver se o estabelecimento está obedecendo às ordens do governo. Ele também ataca “empresários” que deixaram de produzir, em virtude da medida do Executivo.
Congelamento de preços
Lançado em 1986, o Plano Cruzado surgiu para conter o avanço da inflação, que atingiu uma taxa anual de 517%, entre janeiro e fevereiro daquele ano. Nove meses depois, o Plano fracassou e a inflação voltou. No primeiro bimestre de 1987, a taxa anual de inflação já estava em 337%.
Leia também: “O Brasil está nos estágios iniciais do que pode vir a ser uma longa e sinistra viagem”, artigo de Pedro Jobim publicado na Edição 142 da Revista Oeste
* Vitor … ô imbecil fanático ignorante Josef Stalin que a escória esquerdopata adora fez vinte milhões de vítimas por fome, fuzilamento ou nos gulags siberianos na coletivização da URSS há setenta anos atrás e em 1934 já esquizofrênico prendeu e fuzilou sumariamente TODA repito TODA CÚPULA DO PCUS achando que iriam matá-lo o que equivale dizer que certos crimes não tem data e precisam ser relembrados às esquecidas ou desavisadas … vá lamber xuxu .
PS ….. desavisadas vítimas falei acima.
Parabéns idiotas TEMOS ENFIM o nosso imperador Diocleciano que em 301d.c. inaugurou um congelamento de preços e o resultado foi mais um desastre e incëndio em Roma … cada país tem o palhaço que merece e este já ensaia com a quadrilha mandar $4bilhöes prá Argentina e otários pagaremos a conta dos desmandos dos ladröes “hermanos” ,,,,,,,FAZ.um.ÉLI aí babacas kkkkkkkk.
Esse aí já fala asneiras desde àquela época. Tanta gente boa no Brasil, para estar à frente de grandes empresas ou instituições e nomeiam logo um Zé ninguém. Aposto que grande parte da população desaprova o retorno da corrupção.
Um indivíduo pernóstico que, de positivo, nada foi capaz de apresentar senão repetir o que seus aliados falam sobre economia, isto é, não sabe nada
A cara do Fred Mercury depois da aids.
Achei que fosse o Belchior…
Ah se a inflação voltar, o Zé povinho ignorante não irá comer picanha com farofa na gordurinha, nem viajar de avião mas só em ônibus clandestinos, etc etc etc
Vcs pediram agora aguentem
E se a garantia da lei e da ordem não entrar em vigor urgente, o dragão vermelho da inflação vai, rapidamente, nos levar, das conquistas louváveis do trabalho de Guedes e equipe, a dias tenebrosos de miséria e lamentações profundas a partir de 2023. GLO-já!
SOS SOS
ME ENGANA QUE EU GOSTO!
Querem nocautear o Brasil com um cruzado de esquerda?