O crescimento da safra de soja do Brasil garantiu o aumento da oferta mundial do item na colheita em curso. O Conselho Mundial de Grãos divulgou a informação nesta quinta-feira, 18.
“A produção mundial de soja em 2022/23 está em 369 milhões de toneladas (+4%), com uma safra brasileira recorde que mais do que compensa as quedas em outros lugares”, informa o mais recente relatório do conselho. No ciclo em curso, o país deve colher por volta de 155 milhões de toneladas do grão.
Soja do Brasil e a oferta global
Atualmente, o Brasil é o maior produtor da cultura no planeta. Os agricultores locais respondem por 42% de toda a colheita global. Além disso, eles são os maiores exportadores mundiais do setor.
A Região Centro-Oeste é o grande celeiro da sojicultura. Localizado nessa parte do Brasil, o Mato Grosso tem o melhor desempenho dentro da colheita nacional do grão.
Os agricultores mato-grossenses são responsáveis por cerca de 40 milhões de toneladas da colheita em curso. Desse modo, a colheita local corresponde a terceira maior do planeta, quando comparada às principais nações produtoras do globo ― superando, por exemplo, a Argentina. A produção de soja do Estado equivale a 26% da safra do Brasil e 10% da oferta global.