A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) abriu um concurso que vai escolher oito projetos de inovação tecnológica para o agronegócio. O edital para incentivar o chamado Agro 4.0 foi publicada nesta quinta-feira, 10.
Agro 4.0 é o termo para designar a indústria de inovações que desenvolve soluções digitais ao agronegócio. Alguns exemplos envolvem a integração de Inteligência Artificial às técnicas de produção no campo.
O incentivo ocorre em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os projetos serão selecionados nas cinco regiões do país. Ao todo, as verbas previstas somam R$ 1,5 milhão.
É a segunda vez que o Mapa promove um edital com incentivos a projetos inovadores para o agro 4.0. Em 2020, também em conjunto com a ABDI, a primeira edição lançada pela pasta recebeu 100 projetos. Deles, 14 foram selecionados.
As ferramentas desenvolvidas utilizaram tecnologias como internet das coisas, sensoriamento remoto, geolocalização, inteligência artificial, analytics e robótica no agronegócio.
As aplicações das inovações do Agro 4.0 renderam importantes resultados para a agropecuária. Entre eles, redução de 70% no uso de herbicidas, potencial de redução em 20% da quantidade de água para irrigação e de 30% no custo de energia elétrica, redução de até 25% na emissão de poluentes na pecuária e redução de 50% no uso de inseticida químico.
O foco da seleção será distribuído em cinco temas: eficiência de recursos naturais e insumos, de uso de maquinário, segurança sanitária e bem-estar do animal, otimização de logística e rastreabilidade.
BRASIL este é o caminho – ENGENHARIA X AGRICULTURA