Em 2025, o agro do Brasil pode colher a maior safra de grãos de sua história. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção deve fechar o ano em 322 milhões de toneladas. O recorde anterior era de 2022, cerca de 320 milhões de toneladas.
O recorde da safra de grãos
A soja deu um grande impulso para a produção. A colheita deve chegar a 166 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 8% sobre o ano anterior e um recorde histórico dos agricultores responsáveis por metade da produção de grãos do Brasil.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Apenas o amendoim conseguirá o mesmo feito em 2025. Contudo, menos de 1% da safra de grãos do país vem desse tipo de plantio. Ainda assim, outras oito culturas também terão resultados maiores que os do ano anterior, conforme mostram os números da Conab.
Entre as colheitas em expansão, estão outras três das principais lavouras do setor: milho (produção de 120 milhões de toneladas; crescimento de 3%), arroz (12 milhões de toneladas; 13%) e feijão (3,2 milhões de toneladas; 5%).
Dois fatores levaram ao crescimento das safras no Brasil: a expansão da área dedicada ao plantio e o aumento da produtividade por metro quadrado cultivado. As lavouras somam 81,4 milhões de hectares — é a maior cobertura da história da safra de grãos do Brasil.
Lembram da lambança do governo na importsação de arroz ?
Se deu MUITO MAL.