Soja, celulose, sucos cítricos e outros produtos do agronegócio impulsionaram as exportações do Porto de Santos em abril. A estrutura é a principal porta do país para o mercado internacional.
De soja, carro-chefe do agronegócio brasileiro, foram exportados 5 milhões de toneladas por meio do Porto de Santos. Esse volume corresponde ao crescimento de 12,5% sobre abril do ano anterior.
Para celulose, a quantidade fechou 665 mil toneladas (+5%). Ao mesmo tempo, os envios de sucos cítricos por meio da estrutura santista somaram 242 mil toneladas. Essa quantidade é quase o dobro da embarcada no mesmo intervalo em 2022.
No ramo de importações, o destaque também ficou para o setor agrícola, graças aos fertilizantes. Em abril de 2023, o porto santista recebeu 670 mil toneladas desse insumo vital para a agricultura brasileira. O volume é 4% maior que no mesmo mês em 2022.
Na esteira desses resultados, a movimentação de granéis sólidos aumentou 5%. O valor total ficou em 7,6 milhões de toneladas. A marca é um novo recorde para o mês de abril.
Somando todas as cargas — incluindo as dos outros setores além do agronegócio — o Porto de Santos movimentou 13 milhões de toneladas no mês de abril de 2023. O resultado é 0,4% menor que o de igual período do ano anterior, apesar do aumento da contribuição do setor agrícola.