O agronegócio liderou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil durante o segundo trimestre de 2022. A posição aparece em comparação aos resultados da economia entre janeiro e março. Os dados são do Boletim MacroFiscal.
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia divulgou o documento nesta quinta-feira, 14. Para a agropecuária, motor do agronegócio, o crescimento do PIB chegou a 2% no segundo trimestre, quando a comparação é feita com o resultado para três meses antes. Ao mesmo tempo, a expansão considerando todos os setores da economia do Brasil ficou em 0,7%. Indústria e serviços, quando vistos separadamente, aparecem com 0,1% cada.
Comparando o segundo trimestre de 2022 com o mesmo período de 2021, de modo geral, o PIB do país cresceu 2,5%. A liderança, entretanto, muda. Nesse contexto, o setor de serviços assume a dianteira expandindo 3,5%. Assim, a agropecuária aparece no segundo lugar (0,1%) e a indústria figura na última posição, com retração de 0,4%.
O agronegócio no PIB do Brasil
De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura, o Agronegócio deve representar quase 30% do PIB do Brasil em 2022. Conforme estimativa do órgão, o crescimento do setor neste ano deve ficar entre 5% e 7%.
Notícia positiva mas, gostaria de assistir o início da reindustrialização do Brasil pois, o que mais me preocupa é o aumento de mais produtos “made in china”, e agora subliminarmente estão introduzindo em português “feito na china”.