Um dos argumentos mais difundidos pelos simpatizantes da agricultura orgânica é que os alimentos produzidos sem a ajuda de defensivos agrícolas são mais saudáveis que os alimentos convencionais, produzidos com o auxílio de pesticidas. Verdade ou mentira?
Depois de analisarem 237 estudos comparativos entre alimentos orgânicos e convencionais, pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, chegaram à conclusão de que, apesar de mais caros, os orgânicos não são mais nutritivos nem mais seguros que seus similares produzidos na agricultura convencional. A única vantagem aferida pelos cientistas é que os alimentos orgânicos são menos expostos a defensivos agrícolas e a bactérias resistentes a antibióticos. “Alguns acreditam que o alimento orgânico é sempre mais saudável e mais nutritivo”, diz Crystal Smith-Spangler, professora da Faculdade de Medicina de Stanford e coautora da pesquisa. “Ficamos um pouco surpresos por não encontrar esses resultados.”
Relacionadas
Além disso, os alimentos produzidos sem o auxílio de defensivos agrícolas não são necessariamente 100% livres de produtos químicos; no cultivo da uva, por exemplo, é autorizado o uso de sulfato de cobre (calda bordalesa). Isso depende do critério de classificação de cada país. Com base nos resultados observados nos estudos, os autores argumentam que existem provas limitadas da superioridade dos alimentos orgânicos. “As evidências não sugerem benefícios à saúde pelo consumo de alimentos orgânicos versus convencionais”, diz o relatório. “Nossa investigação mostra que os consumidores orgânicos estão mais interessados no que não está nos alimentos [pesticidas] do que no que está”, salientou a pesquisadora Liza Oates.
Os assinantes podem ler uma reportagem sobre o tema clicando aqui.
Vamos e venhamos. Não é questão de nutrição mas de adicionar venenos.
E quem disse que são mais nutritivos ,eles são livres de agrotóxicos e às vezes são mais saborosos . Não sei porque a campanha contra produtos orgânicos temos que a diversidade cada um faça a sua escolha.
E outra coisa, no futuro os adubos químicos vão acabar e todo tipo de agricultura sustentável ( Biológica , orgânica, biodinâmica, natural, agroecológica, etc) é que irão nos salvar. Devemos então incentivar.
Olá, Artur. Aprecio seu comentário. Volte mais vezes.
Não se trata de fazer campanha contra produtos orgânicos, mas dizer que os produtos convencionais não oferecem risco à saúde.
É por causa da produção em escala industrial, com auxílio dos defensivos agrícolas, que conseguimos alimentar tanta gente.
Os dois modelos de agricultura são importantes, cada um com sua especificidade.
Abraço!
Edilson Salgueiro , sou engenheiro agrônomo com especialização em Fitossanidade e concordo totalmente com você ! Até o início do século XX ,grande parte da humanidade passava fome ,depois da evolução da moderna agricultura e ou em escala industrial e da Revolução Verde do grande Norman Borlaug as necessidades alimentares do povo começaram a ser equacionadas ! Quem quer pagar mais caro por seus alimentos que pague , mas alimentar 8 bilhões de pessoas com essa agricultura dita orgânica é muito difícil e economicamente e ecologicamente inviável ! inviável
Olá, João. Bom tê-lo por aqui.
Para alimentar tanta gente, realmente é necessário usar bons defensivos agrícolas.
Obrigado pelo comentário.
Abraço!
Esse nicho de mercado veio para aumentar “as margens” de quem produz. Estão na direção contrária da sustentabilidade pois precisam de mais área plantada devido à baixa produtividade, mais além, estragam mais facilmente e exigem maior gasto de energia para distribuição porque não são produzidos em grande escala nas proximidades dos grandes centros. Outro absurdo são os políticos e outros que defendem a agricultura orgânica e até inclue na alimentação escolar, aumentando os custos sem qq vantagem. Fora isso, ainda temos os órgãos governamentais, no mundo inteiro perdendo tempo regularizando o termo e a cadeia de produção desses alimentos. Tudo para um nicho, uma parcela mínima da população mundial. Quanto desperdício !
Perfeito! Se o mundo fosse “Orgânico” o pobre não teria condições de se alimentar, pois a produção seria muito menor e os preços seriam altíssimos.
MAIS UMA OBVIEDADE!!
Seres humanos são idiotas….modinhas e outras baboseiras faz da raça humana um nojo viu…
Quem vê de outro planeta..pensa;;;como esses animais atingiram esse grau de desenvolvimento….como são imbecis.
Coisa de geração que acha que maçarão nasce na prateleira de supermercados. Gostaria que todos os veganos e ambientalistas produzissem seus próprios alimentos.
O que é maçarão? É alguma verdura, legume ou fruta?
Maçarão – Dicionário inFormalhttps://www.dicionarioinformal.com.br › maçarão
S.m. 1 instrumento formado por um bloco de madeira dura, geralmente com a forma de paralelepípedo, encabado ao meio, para usos semelhantes aos do martelo; malho …
É isso?
Desculpe você não entendeu a crítica,
Macarrão em prateleira.
Esse é o “professor”Velloso. Quando era pequeno caiu um maçarão da prateleira na cabeça dele. E ele ficou desse jeito. Hoje ele detesta macarrão por culpa do maçarão.