De acordo com o Evoo World Ranking 2022, 16 azeites brasileiros estão entre os melhores do mundo. A lista contém os 522 principais rótulos do produto no planeta.
Ao todo, 28 países possuem rótulos que estão na listagem deste ano. Das nações que conseguiram pontuar, apenas oito colocaram mais azeites no ranking, em comparação aos fabricantes brasileiros.
No América, por exemplo, apenas os produtores da Argentina possuem um número maior que o do Brasil. Estados Unidos, Uruguai e Chile, os outros países do continente que entraram na relação, figuram, respectivamente com dez, quatro e dois rótulos.
Os fabricantes italianos têm 116 produtos na listagem. Assim, a Itália aparece na liderança do ranking. A segunda posição ficou para a Grécia: 86. Espanha e Turquia aparecem empatadas na sequência com 81 cada uma.
Os espanhóis emplacaram o melhor azeite do planeta: o Parqueoliva Serie Oro DOP Priego de Cordoba. Com 34 premiações internacionais, a garrafa de 500 mililitros (ml) )pode ser comprada por cerca de R$ 300.
Entre os azeites brasileiros, o Prosperato Premium Blend conseguiu a melhor colocação: 91ª. Produzido no Rio Grande do Sul, o rótulo possui oito premiações. A embalagem de 500 ml custa por volta de R$ 70.
Além disso, a empresa conseguiu emplacar outros dois produtos no Evoo World Ranking 2022. São eles: o Prosperato Exclusivo Koroneiki e o Prosperato Exclusivo Picual.