Proveniente da Ásia, a banana é a segunda fruta mais cultivada no Brasil. A produção nacional é a quarta maior do planeta.
Nesta sexta-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial da Banana, fruta cultivada em todos os Estados no Brasil. Em 2022, as lavouras do Brasil produziram quase 7 milhões de toneladas desse alimento, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O órgão avaliou o volume em R$ 12 bilhões.
Praticamente, toda a colheita é consumida no mercado interno. Comparando a produção com a população estimada pelo IBGE, são cerca de 35 quilos por habitante. Embora o cultivo se distribua por todo o país, quatro Estados concentram metade da safra nacional.
A banana distribuída pelo Brasil
São Paulo aparece na primeira posição desse ranking. No top 4 também estão Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. O menor produtor nacional é o Distrito Federal: 3,2 mil toneladas. A área dedicada à cultura equivale a 550 mil vezes o gramado do Maracanã.
Apesar de não ser nativa, a fruta chegou ao território nacional antes mesmo dos europeus. Pedro Álvares Cabral, primeiro navegante português a aportar na costa brasileira, relatou que os povos originários já consumiam esse alimento.
De acordo com a Confederação da Agricultura da Pecuária (CNA), o Brasil faz o cultivo de quatro variedades de banana. São elas: prata, nanica, maçã e ouro. Uma bananeira produz de cinco a 15 pencas.
Segundo a CNA, o cultivo da fruta emprega por volta de 500 mil trabalhadores no país. E, no Brasil, a maior parte da produção nacional vem da agricultura familiar.