O Brasil comemora nesta terça-feira, 24, o Dia Nacional do Café. A data, instituída em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), tem o objetivo de valorizar e homenagear o produto.
Segundo a Abic, o brasileiro consumiu cerca de 4,80 quilos de café torrado em 2021. O país é o maior produtor, exportador e o segundo maior consumidor do grão em nível mundial. Há cerca de 300 mil estabelecimentos produtores no Brasil, dos quais 80% são considerados de cafeicultura familiar.
O café está presente em todas as regiões do país, em quase 1,5 mil municípios. Isso corresponde a cerca de 25% dos municípios brasileiros, com a geração direta e indireta de mais de 8 milhões de empregos.
Relacionadas
A safra de café beneficiado (grão cru) de 2022 deve se aproximar de 54 milhões de sacas, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O levantamento foi divulgado na quinta-feira 19.
Apesar de a quantia ser 15% menor em comparação com a safra de 2020 (pouco mais de 63 milhões de sacas), o número é 12% maior que o resultado de 2021 (em torno de 48 milhões de sacas). Assim, prevê-se um acréscimo de quase 6 milhões de toneladas de um ano para o outro.
“A recuperação é limitada, uma vez que a estiagem e as geadas ocorridas ainda no ano passado, principalmente em Minas Gerais, Paraná e São Paulo, debilitaram as plantas”, explicou o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro. “Isso influenciou o desempenho produtivo das lavouras.”
Leia mais: “O agronegócio alimenta o Brasil”, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 113 da Revista Oeste