Da produção de alimentos à leitura de um artigo sobre esse mesmo assunto, tudo depende de energia para acontecer. O petróleo é a matriz para grande parte da oferta energética global, e o Brasil é um dos grandes fornecedores mundiais desse recurso.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Na quarta-feira, dia 18, o governo brasileiro anunciou a adesão às regras da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Criada em 1960 por algumas das nações que estão entre as maiores fornecedoras globais do óleo, a organização tem como missão controlar a oferta para garantir preços que assegurem bons lucros.
Atualmente, o órgão conta com 12 nações que, juntas, controlam 30% da oferta mundial desse recurso vital. O Brasil, que pleiteia uma vaga no grupo, fornece cerca de 4%.
Ao longo de 2023, os poços brasileiros geraram diariamente cerca de 4,3 milhões de barris, de acordo com dados do governo norte-americano. A extração nacional é tão grande que apenas dois dos membros da Opep conseguiram produzir mais: Arábia Saudita (11 milhões) e Iraque (4,4 milhões).
Além disso, a produção diária brasileira excede o consumo interno em 1 milhão de barris. Esse excedente equivale a toda a oferta da Líbia, um dos países há mais tempo na Opep.
Do petróleo para o mundo
Cerca de 30% de toda a energia consumida no mundo vem do petróleo. Outros 23% vêm do gás natural, que também é retirado dos poços de onde sai óleo. Assim, essa indústria garante metade de toda a oferta energética que a humanidade consome diariamente.
Então devíamos usar caminhões movidos à gasolina, ou álcool e deixarmos de importar diesel
Caramba!!! Em toda matéria aparece aqui aparece ao menos um tonto para politizar e polarizar!
“Braveza” demais e “incapacidade” de aprendizado de menos.
O petróleo brasileiro é do tipo pesado. Somos grandes produtores de óleos e graxas, gasolina e gases etileno/propileno. Produzimos desses itens muito mais que consumimos, mas não produzimos óleo diesel.
Além disso, nossa gasolina tem muito enxofre e baixa octanagem.
Com isso, vendemos a gasolina excedente e de pouca qualidade “barato” e compramos diesel “caro”.
No final das contas, todos que usam gasolina pagam pelos que usam diesel.
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Extrema esquerda finge ser intectuais, porém não admite ,que existe apenas dois sexo, que maconha destrói os neurônios,que aborto é crime, que lula foi preso por ter roubado a Petrobrás ,que as provas são abundantes .
Ser extremista de esquerda é assim , hipócritas
Ainda assim, somos um país de miseráveis, as riquezas que se produz no Brasil, serve apenas para sustentar uma cambada de políticos inúteis, juizes luxuriantes, militares comunistas que não defenem a nação, e por assim dizer, o Brasil é um país sem futuro, e essa cambada é que vive deitada em berço esplêndido.
Mimimi…. mimimi……mimimi….🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Última geração woke será essa .
O covardão energúmeno do Leo Saraiva não tem como argumentsr contra os FATOS de José Carvalho – normal, vindo se um esquerdopata.