Funcionando como uma espécie de Oscar do setor, o “Chocolate Awards” selecionou 14 marcas brasileiras entre as melhores do planeta. A escolha ocorreu na etapa latina da premiação Bean-to-Bar and Craft Chocolatier 2024 (“Do Grão à Mesa e Chocolateria Artesanal 2024”, em tradução livre).
O concurso fez a seleção dos melhores produtos finos, artesanais e de microlotes na América Latia e do Caribe. A premiação garante a vaga na final do “Oscar do Chocolate” em outubro.
Entre as marcas brasileiras, duas conseguiram a medalha de ouro nessa etapa. São elas Almadoré Chocolate de Origem e Baianí Chocolates. A primeira levou a premiação na categoria barras de leite natural e microlote, a segunda, ficou com o primeiro lugar para as barras de chocolate branco.
O topo do pódio para Almadoré veio com a barra do “Chocolate Ao Leite 50%”. O grande campeão da Baianí, por sua vez, é o “Chocolate Branco — Especiarias Brasileiras”. Além disso, as duas marcas conseguiriam mais medalhas com outros produtos.
A Baianí, por exemplo, levou com duas barras diferentes. São elas: “65% Maracujá Crunch” e “70% Dark — Torrado Bold”. No caso da Almadoré, houve o bronze com “Chocolate Branco com Framboesa” e prata com “Chocolate Intenso 70%”.
Mais Brasil no Oscar do Chocolate
Outras marcas brasileiras também foram premiadas com bronze e prata e também estarão no Mundial. São elas: Chocolates Cacau do Céu, Nugali, Missão Chocolate, Kaê Chocolates, C’alma Chocolate, Luzz Cacau, ZAAD Bean to Bar, Odle Chocolates, Chocolates Benevides, Jucolatte, Chocolates Priscyla França, Chocolates Mestiço, Pretiosus e Hagi Torroneria e Chocolateria.