Gigante do agro brasileiro, a BRF anunciou a conclusão da aquisição de 26% da Addoha Poultry Company. A empresa faz abates de frangos na Arábia Saudita. O negócio foi realizado em parceria com a Família Real que governa o país.
Um comunicado oficial informa que a compra foi efetuada por meio da BRF Arabia, uma joint venture cujo controle acionário pertence à BRF, que detém 70% das cotas, enquanto o fundo de investimento da Família Real saudita controla os 30% restantes.
A BRF e a Arábia Saudita
O interesse árabe decorre da expertise brasileira na produção de frangos, uma das fontes de proteína animal mais acessíveis e permitidas entre os muçulmanos — que professam fé predominante na região, o islamismo.
Os muçulmanos seguem um código alimentar baseado na religião. Os alimentos permitidos recebem o nome de halal, palavra árabe que significa “permitido”. A produção dentro das normas muçulmanas envolve uma série de regras rigorosas. A BRF é uma das referências mundiais nesse segmento, além de ser uma das maiores processadoras de carne de frango do planeta.
A competência do gigante brasileiro atraiu investimentos da Família Real saudita na matriz da BRF. Atualmente, o fundo árabe possui 11% do capital do gigante do agro brasileiro, sendo a segunda maior posição acionária, atrás apenas da Marfrig, empresa do empresário Marcos Molina, que detém 50,5% das ações.