Em parceria com a japonesa Zen-Noh Grain Corporation, a Bunge comprou 50% da empresa Terminal 39 de Santos, que atua no Porto de Santos. As ações pertenciam à Rumo, que informou o negócio em por meio de um comunicado ao mercado publicado na quarta-feira 29.
De acordo com o texto, o valor do negócio é de cerca de R$ 600 milhões. A empresa em aquisição opera um terminal de carregamento no braço direito no Porto de Santos — o maior do país.
A companhia é especializada em milho e soja, grãos agrícolas que fazem parte tanto do portfólio comercial da Bunge quanto da Zen-Noh.
Grãos no Porto de Santos
Atualmente o Brasil é um dos países mais importantes no tocante à produção de grãos. O grande destaque do setor é a soja, o país atualmente é o responsável pela maior safra da cultura no planeta e também lidera sua exportação.
O Porto de Santos é a principal porta que liga o agro brasileiro ao mercado externo. Em 2023, por exemplo, 30% de toda a soja exportada pelo país saiu por seus terminais.
Ao todo, as docas santistas escoaram por volta de 30 milhões de toneladas desse grão. Os registros mostram que o valor dessa carga é de US$ 16 bilhões e sua origem se dá em 12 Estados — o grande destaque é o Mato Grosso onde ocorre a maior parte do plantio da soja do Brasil.