A China deve retomar as importações de carne de frango da maior parte do Brasil dentro dos próximos 30 dias. A Associação Gaúcha de Avicultura confirmou a informação para Oeste nesta sexta-feira, 9.
A China é o principal importador da carne de frango do Brasil. De acordo com a Asgav, apenas o Rio Grande do Sul permanecerá com as restrições dos embarques. Um caso de doença de Newcastle encontrado em uma granja comercial do Estado causou a suspensão das vendas brasileiras.
China e a carne de frango do Brasil
Em 2023, os chineses compraram 13% de todas as importações brasileiras desse mercado. As vendas para o gigante asiático renderam US$ 1,6 bilhão aos frigoríficos do país.
O Paraná é o maior exportador, responsável por 42% dos embarques do setor em 2023. O Rio Grande do Sul, porém, também é um player importante, figurando na terceira posição dessa lista com o envio de quase 15% do total do país no período.
As vendas renderam US$ 1,5 bilhão aos frigoríficos gaúchos. Por volta de 10% vieram das vendas de carne de frango para a China.
Newcastle no Rio Grande do Sul
No dia 17 de julho, o Ministério da Saúde Confirmou a descoberta de um foco da doença de newcastle em uma granja comercial no município de Anta Gorda, no interior gaúcho. Foi a primeira notificação da doença no país desde 2006. Contagiosa entre aves domésticas e silvestres, essa doença causa problemas respiratórios, manifestações nervosas, diarreias e edemas nas cabeças desses animais.