A cidade de São Paulo abriga um dos maiores entrepostos comerciais para produtos do agro do mundo. Anualmente, esse lugar comercializa quase R$ 15 bilhões em mercadorias agrícolas por ano.
Trata-se do entreposto paulistano da Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp) — lugar que movimenta 3 milhões de toneladas de produtos do agro anualmente. É a principal unidade dessa instituição, as outras estão no interior paulista. As vendas envolvem tanto o atacado quanto o varejo.
Número da Ceagesp paulistana
O entreposto paulistano fica num terreno de 640 mil quadrados e está nas proximidades do Parque Villa Lobos e do Rio Pinheiros. A área pertence ao governo federal, mas todo o comércio dentro dela ocorre em boxes e galpões administrados pela iniciativa privada.
Mercadorias agrícolas com origem em 1,4 mil municípios brasileiros e 22 países passam pelo entreposto paulistano da Ceagesp. A principal atividade do lugar é o comércio de frutas, que respondem por metade da movimentação local de produtos. Entre elas, destacam-se laranjas, maçãs e mamões.
Na outra metade, legumes, verduras e pescados, além de flores e outras plantas ornamentais. Com tanta mercadoria para movimentar, passam 48 mil pessoas por dia pelo lugar — entre empresários, vendedores ambulantes, empregados, trabalhadores e clientes.
O entreposto de São Paulo além do agro
Para dar suporte ao público equivalente à população de uma pequena cidade, a Ceagesp de São Paulo precisa de mais que boxes e galpões forrados pelo agro. O entreposto também abriga 92 lojas dedicadas a outros tipos de produtos.
Além disso, por lá existem quatro restaurantes, oito lanchonetes, 44 quiosques para alimentação, quatro agências bancárias, um posto de combustíveis, uma lotérica e até mesmo cinco consultórios, três para dentistas e dois para médicos.