O hub para inovação digital da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) entra em atividade na terça-feira 25. A iniciativa começa com um edital com desafios para que cinco empresas de tecnologia encontrem soluções que auxiliem os produtores rurais do Brasil.
As primeiras empresas qualificadas para os desafios do HUB CNA Digital terão 12 meses para propor soluções em cinco áreas. São elas: conectividade no campo, seguro paramétrico, rastreabilidade animal, pagamento por serviços ambientais (incluindo crédito de carbono) e comércio eletrônico. O apoio no desenvolvimento das soluções contará com o investimento de até R$ 150 mil.
“O objetivo é atrair empresas de tecnologia para que apresentem as melhores soluções possíveis dentro dos temas propostos”, informa o órgão em nota. “Os primeiros cinco desafios foram escolhidos a partir de demandas dos próprios produtores rurais.”
Além de fazer a seleção, o HUB CNA Digital terá um espaço físico, em Brasília. O local será “todo dedicado à inovação do setor com estações de trabalho, salas de reunião, cabines para calls, espaços para convivência, palestras, troca de ideias e um café”.
O edital e o hub fazem parte de uma estratégia própria para “promover investimentos em tecnologias que levem inovação e uma série de benefícios aos produtores, seus familiares e aos trabalhadores do campo”, afirma Matheus Ferreira, secretário-executivo-adjunto do Instituto CNA. “A tecnologia contribui diretamente para melhorar todos os processos produtivos, mas, não só isso, é fundamental também para a segurança no campo, para a educação, para a saúde, uma infinidade de ganhos para o meio rural.”