O maior comboio de barcaças fluviais do Brasil começou a operar em fevereiro, transportando grãos na Região Norte do país. O gigante dos rios ocupa uma superfície equivalente a quase 26 mil metros quadrados. Ou seja: cerca de três vezes o campo do Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.
Com o gigante dos rios, é possível transportar 70 mil toneladas de grãos, de acordo com a empresa. Esse volume corresponde a 1,7 mil caminhões. Com o novo modelo, a empresa conseguiu ganhos de 40% sobre as composições de 25 barcaças operadas pela empresa.
A navegação do comboio é realizada pela Hidrovias do Brasil, empresa privada que tem capital aberto na B3 desde 2020. A primeira viagem ocorreu no Pará, entre as cidades de Itaituba (com saída para o Rio Tapajós) e Barcarena (na Baía de Marajó, próxima à capital, Belém). No trajeto, travessias que cortam, por exemplo, parte do Rio Amazonas.
Ver essa foto no Instagram
“Na Hidrovias do Brasil, temos o compromisso de sempre promover entregas inovadoras, eficientes e sustentáveis”, disse Gleize Gealh, vice-presidente de Operações da companhia. “O início das viagens do comboio de 35 barcaças é a prova dos nossos esforços com esses pilares e demonstra a força da companhia em sempre entregar as melhores soluções.”
Em nota dirigida a Oeste, a empresa informou que “sempre acreditou no potencial do Arco Norte como uma eficiente rota logística para o escoamento dos grãos, em especial soja e milho, produzidos na Região Centro Oeste”. No texto, a companhia cita as estimativas para o crescimento da produção agrícola.
“Somente Mato Grasso deverá exportar quase 85 milhões de toneladas até 2030”, informa. “Com base nessas projeções de mercado, é possível estimar um grande potencial de crescimento para os próximos anos.”
A Hidrovias do Brasil e a produção de grãos
Fundada em 2010, a Hidrovias do Brasil se dedica ao transporte hidroviário na América do Sul. Atualmente, a empresa atua em três frentes, além do trecho paraense. O trajeto de Itaituba a Barcarena, que agora conta com o gigante dos rios, serve como uma alternativa para o escoamento de grãos do país, originados principalmente da Região Centro-Oeste. A companhia possui a capacidade de movimentar por volta de 7 milhões de toneladas por ano na região.
Contudo, a empresa também faz o transporte de bauxita, por meio da cabotagem (navegação do país), tem embarcações da Hidrovia Paraguai-Paraná (onde movimenta cargas como fertilizantes, minério de ferro e celulose) e é arrendatária de um terminal no Porto de Santos.
Herança Abençoada do Governo Bolsonaro e sua Valorosa Equipe… Esperamos que esse Projeto, entre tantos outros, desenvolvidos na gestão anterior, sobrevivam pelos próximos 4 anos, mesmo com tantos criminosos infiltrados nos 3 poderes da nossa – ainda frágil – República…
Legal!
Kkkkk
LLLLLL.
VAI PRÁ PQP COMUNISTADA!!!
Nosso país estava indo no caminho certo antes deste maldito revés.
Quatro anos de hiato será duro para superar.
Mas com a direita unida, voltaremos…!
O ex-Presidente Bolsonaro, felizmente deixou um legado de excelentes realizações na sua administração e na da sua equipe de profissionais técnicos e competentes !!
Isto sim merece comentário e elogio para o verdadeiro presidente que o Brasil teve nos últimos 30 anos e não esses incompetentes anarquistas que hoje estão governando os incautos cidadãos que acreditaram nas promessas mentirosas.
Pobre Brasil, você não merece isso !!
Infelizmente faltou comunicação no governo anterior. Precisamos de privatizações, mas com o atual governo vai haver comunicação anti privatização e reestatização.
Provavelmente o ex presidiário vai mandar parar, foi Governo Bolsonaro que implementou
Como era bom o governo Bolsonaro.
aonde já se viu empresa privada fazendo o serviço certo, precisamos é de uma estatal, que tal Hidrobras, para servir de cabide de emprego para os parasitas esquerdistas e de fonte de corrupção para empresas ligadas aos donos do Brasil. o que faz o STF que permite uma empresa privada competente fazendo o serviços que não seria feito por uma estatal incompetente dirigida por amigos do poder.
Herança bendita de Jair Messias Bolsonaro!
O melhor presidente que já passou por este país desde a redemocratização!
Sem chances de erro, bastando indicar a dúvida para se tirar o tlvz.
JK foi antes.
De Sarney a Temer todos corruptos.
Procure saber sobre o homem que preferia o cheiro de égua no cio, que de políticos bsb.
João Baptista Figueiredo, que à época previra que em 20 anos pós governo militar 1964×1985, portanto em 2005/2006, estaríamos afundados nos desmandos dos comunas.
AÍ CONHECEMOS O MENSALÃO.
Mesmo com tudo contra… orgulho do nosso AGRO. Orgulho do campo, orgulho do rural