A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) desistiu de realizar o leilão de arroz importado marcado para terça-feira, 21. A suspensão ocorreu depois da reclamação de produtores que consideravam a medida desnecessária.
Um comunicado publicado pela Conab na segunda-feira 20 informa a suspensão. O texto afirma que a data para a realização será publicada oportunamente, sem informar quando. No leilão, seriam vendidas 100 mil toneladas de arroz, quantidade equivalente a menos de 1% da safra nacional.
A Conab anunciou o leilão em meio às enchentes no Rio Grande do Sul, Estado que responde por 70% da produção desse alimento no país. Contudo, números da própria companhia mostram que quase 85% da safra do Estado estava colhida antes das tempestades. Pelas estimativas das Associações de Arrozeiros Regionais do Rio Grande do Sul (Federarroz), isso equivale a cerca de 6,5 milhões de toneladas de arroz.
Além disso, mesmo com as chuvas, a companhia espera que a safra gaúcha de arroz de 2024 seja maior que a do ano anterior. O mesmo deve ocorrer com a colheita nacional.
Safra de arroz de 2024
De acordo com a estimativa da Conab, o Brasil deve colher 10,5 milhões de toneladas de arroz na safra de 2024. São por volta de 500 mil toneladas a mais que no ano anterior.