O grupo francês Les Mousquetaires, responsável pelas redes Intermarché e Netto, anunciou que não vai mais vender carne do Mercosul em suas prateleiras. A decisão segue o exemplo do seu concorrente, o Carrefour, outro gigante do varejo francês.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
Thierry Cotillard, CEO do Les Mousquetaires, declarou que essa ação reforça a soberania alimentar da França e apoia os agricultores locais. Ele fez um apelo para que a indústria demonstre maior compromisso e transparência quanto à origem das matérias-primas utilizadas em seus produtos.
Cotillard enfatizou que o boicote inclui produtos usados na fabricação de itens de marca própria do grupo.
Protesto na Europa contra carne do Mercosul
O anúncio ocorre em meio a protestos crescentes de agricultores franceses contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Os agricultores alegam que a resolução ameaça seus meios de subsistência ao facilitar a entrada de produtos agrícolas sul-americanos. Estes, segundo os europeus, seriam produzidos sob “padrões ambientais menos rigorosos”.
O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, manifestou-se contra o movimento francês. Ele sugeriu que o país também considere suspender o fornecimento de carnes ao Carrefour no Brasil, caso a matriz francesa mantenha o boicote.
“Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros”, afirmou Fávaro em um evento recente.
Posicionamento do Carrefour
Alexandre Bompard, CEO global do Carrefour, reafirmou em comunicado que a rede não venderá carnes do Mercosul na França, independentemente de preço e quantidade. O Carrefour Brasil, no entanto, garantiu que suas operações seguirão inalteradas.
Carlos Fávaro criticou a postura do Carrefour, dizendo que a empresa deveria ser coerente em suas práticas em todos os mercados. Ele citou um caso anterior com a Danone e o fornecimento de soja, sugerindo uma possível ação conjunta de empresas francesas contra produtos brasileiros.
+ Exportadores de carne dizem que veto do Carrefour é ‘contraditório’ e ‘protecionista’
O ministro ressaltou que o Brasil está comprometido com a sustentabilidade, a rastreabilidade e a sanidade dos seus produtos, seguindo princípios ESG. Ele enfatizou que a soberania brasileira não será atacada.
Fávaro expressou a expectativa de que as empresas francesas reavaliem suas posições sobre os produtos brasileiros, visando a manter boas relações comerciais.
Leia também: “Governador de Mato Grosso propõe boicote ao Carrefour”
A França é irmã do MuLadrão.
Porque ele não chama o Macron pra tomar uma cervejinha e resolver a situação???
Kkkkk
Isso é uma demonstração da fraqueza desse DESgoverno.
Acordo Mercosul precisa sim ser melhor discutido pois do jeito que está o Brasil acelerará sua desindustrialização. Emprego da indústria não pode ser menosprezado
Os Brasileiros têm que boicotar o Carrefour aqui no Brasil. Eles faturam mais de €20 Bilhões aqui no Brasil. Vamos fazer eles fecharem as portas, eu compro no Sam’s Club que é do Cartefour. Vou deixar de comprar, que todos façam o mesmo, a arrogância desses franceses tem que ter fim.
Sams Club é de propriedade do Wal Mart até onde me lembro…mas pesquise
Espero que o boicote seja mundial a carne bovina , existe um cartel de frigoríficos no Brasil , pra exportar precisa abastecer o mercado interno com qualidade e preço baixo , sobrou ? Exporta ! Mas como sempre o governo ( qualquer que seja ) não está preocupado com seu povo !
Com um povo querendo trabalhar penas quatro dias na semana e folgar três, imagina que alguém se preocupa com o destino de um bando de vadios.
Este é um sinal que Brasil e França não combinam, de que america do Sul é, e sempre foi, menosprezada pela Europa, pelos europeus.
E aí você vê brasileiros bajulando essa gente, você vê o complexo de vira lata de muitos brasileiros ao se referirem aos europeus.
Excelente!
Sobrará mais para os brasileiros e certamente o preço irá cair.
Quem acompanha esse mercado deve saber que empresas brasileiras do setor compraram outras e se tornaram as maiores do mundo. Algo nisso não cheira bem!
É só não fornecer carne para essas lojas no Brasil. E parar de comprar produtos franceses, inclusive automóveis!
Eu não quero nem saber de França!
Vamos mandar esta turma pastar e boicotar os produtos e redes deles aqui no Brasil
Make de L
Make the L
Vai sobrar PICANHA pro minha picanha minha vida!!!
O Brasil deve responder com o princípio da reciprocidade, se é que este tem algum brio.
Esse é o resultado desse governo corrupto , que fala mal do AGRONEGÓCIO E DO BRASIL. #NaoCompreNoCarrefour
#BoicoteCarrefour
Esse é o resultado desse governo corrupto , que fala mal do AGRONEGÓCIO E DO BRASIL. #NaoCompreNoCarrefour
#BoicoteCarrefour