O agronegócio brasileiro também tem integrantes na nova lista de bilionários da Forbes, publicada nesta semana. Alceu Elias Feldmann, de 71 anos, é uma dessas personalidades. A fortuna dele foi estimada em US$ 5,4 bilhões, pela primeira vez.
Nascido em Santa Catarina mas radicado em Curitiba (PR), o engenheiro-agrônomo tornou-se empresário ao fundar a Fertipar, uma das principais empresas de fertilizantes do país.
Leia mais: “Eduardo Saverin agora é o brasileiro mais rico do mundo”
Antes de conquistar sua fortuna, Feldmann foi vendedor de fertilizantes. E foi essa vivência no campo que o levou a criar sua própria fabricante de adubos. As operações da empresa começaram em 1980, em um armazém alugado em Paranaguá (PR), onde fica o maior porto exportador de grãos do Brasil e um dos maiores do mundo.
Atualmente, a Fertipar é um grupo composto de 12 empresas. Feldman é dono de 85% das ações da companhia e segue à frente dos negócios como CEO. Ele apareceu no ranking dos bilionários pela primeira vez em 2019 e seguiu na lista no ano passado.
Leia também: “Dono da Louis Vuitton volta a ser o homem mais rico do mundo”
Deve vender para os chineses antes da próxima “cepa”.
O Agro gerando riquezas que se multiplicam. O Brasil tem carência de explorar jazidas de fósforo e potássio pra reduzir dependência externa e derrubar custos na produção agrícola. Feldman é orgulho de empresário nacional que não ouvimos falar em corrupção! Pra gente assim eu tiro o chapéu!