A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fechou acordos de cooperação para desenvolver o mercado de capitais focado no agronegócio. As parcerias podem impulsionar o setor na Bolsa de Valores do Brasil. Por meio de nota, o órgão divulgou a medida na quarta-feira, 25.
Os acordos da CVM envolvem o Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA). A parceria tem a missão de Instituto fortalecer os mecanismos de acesso dos empreendedores do setor ao mercado de capitais, com a promoção de estudos, pesquisas e realização de eventos.
“A CVM tem apontado que o lugar do agronegócio é no mercado de capitais”. disse João Pedro Nascimento, presidente do órgão. “Com esses dois convênios, esperamos desenvolver ainda mais as cadeias do setor no investimento e permitir, por meio de ações de capacitação e disseminação de conhecimento, que mais investidores e empreendedores entendam o potencial do ramo.”
Bruno Gomes, Superintendente de Supervisão de Securitização da CVM, comentou que existe um interesse crescente de pequenos e médios produtores rurais pelo mercado de capitais. “Esses novos acordos de cooperação vão auxiliar no desenvolvimento de políticas e normas cada vez mais inclusivas”, explicou. A estratégia envolve ainda a realização de ações educacionais conjuntas com produtores rurais e com agentes da cadeia produtiva ao roedor do setor.
Quais as siglas, na B3, que os investidores devem buscar para investir no agro?