O Brasil tem o quarto maior rebanho de equinos, com 5,8 milhões de cabeças. Isso inclui os cavalos de lida, raça, lazer e de competição, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Os equinos de quarto de milha lideram o ranking entre os de raça. A Associação Brasileira de Criadores do Quarto de Milha, com 55 anos de existência, conta mais de 200 mil criadores e proprietários de cavalos.
Conforme levantamento feito em 2022 pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, são mais de 677 mil animais equinos registrados no Brasil. Trata-se, a saber, de um dos maiores rebanhos da América Latina. São Paulo, Paraná e Minas Gerais são os principais criadores.
O avanço dos esportes equestres e melhoramento genético contribuem para o crescimento do setor. Antes tida como elitizada, agora a criação de cavalos vai do pequeno ao grande produtor, por exemplo. Um criador pode ter, nesse sentido, apenas uma égua e comprar sêmen de um animal registrado e começar a produzir.
Setor de equinos em destaque
Em A Força do Agro desta terça-feira, 13, o espectador vai conhecer o setor de equinos no país.
A Força do Agro
O agronegócio é “Brasil que dá certo”. A grandeza e o potencial do setor, bem como desafios que devem ser superados, são abordados diariamente em A Força do Agro.
O agronegócio representa quase 30% do Produto Interno Bruto brasileiro e não para de crescer. As transformações do setor ocorrem em alta velocidade e impactam o mundo rural. O Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos e nos próximos anos deve ser o principal fornecedor.
O agro está presente no dia a dia das pessoas, não apenas na mesa, mas na roupa, nos cosméticos, no transporte, na energia, na vida.
De segunda a sexta-feira, o programa leva informação e conhecimento ao internauta e tem o papel de conectar o campo à cidade, de uma maneira leve e descontraída.
Serviço
A Força do Agro
De segunda a sexta-feira
Às 19h50min, depois do Oeste Sem Filtro, também no canal exclusivo no YouTube
Clique aqui