O Ministério da Agricultura (Mapa) confirmou um foco da doença de Newcastle em uma criação de aves em Anta Gorda, município do Rio Grande do Sul. Os últimos registros de contaminação no país ocorreram em 2006, nos Estados de Mato Grosso e Amazonas, além do próprio território gaúcho.
De acordo com o Mapa, a doença de Newcastle é uma enfermidade viral e contagiosa “que afeta aves domésticas e silvestres, causando sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarreia e edema da cabeça nesses animais.”
A pasta também informou que isolou o estabelecimento onde ocorreu o foco de contaminação imediatamente depois do início da investigação. O ato inclui a suspensão da movimentação das aves. Além disso, será realizada uma investigação complementar em um raio de 10 km ao redor do local.
Atuação das autoridades gaúchas
A suspeita de um lote de frango de corte com a doença de Newcastle começou a ser investigada pelo Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul, em 8 de julho. Nessa data, as amostras foram colhidas e levadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo. O local é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal como de referência internacional para esse tipo de diagnóstico.
Francisco Lopes, diretor Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, afirmou que uma varredura prévia das autoridades gaúchas não encontrou novos casos.
“As equipes da Secretaria da Agricultura já atuaram preventivamente em um raio de 3 km, com visitas em granjas avícolas de corte comercial e nenhum outro caso suspeito foi detectado”, disse Lopes. “A partir de agora, as equipes passam a atuar em, no mínimo, 775 propriedades rurais que temos cadastradas em nossos sistemas, que incluem a avicultura comercial e de subsistência, para investigação clínica e epidemiológica, além de orientações das medidas de biosseguridade das granjas e sensibilização da população para a notificação de suspeitas. Barreiras sanitárias também devem ser realizadas na região.”
O município onde foi encontradoa a doença de Newcastle
No interior do Rio Grande do Sul, Anta Gorda tem quase 6 mil habitantes, fica a cerca de 200 quilômetros da capital, Porto Alegre, e a 270 quilômetros de Concórdia, Santa Catarina. A criação de aves é um dos grandes motores da economia local.
Produção de aves do Rio grande do Sul
O Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de aves do Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por volta de 9% da produção desse tipo de proteína tem origem nos frigoríficos gaúchos. Esse volume garante ao Estado a quarta posição do ranking nacional.