Dois casos de gripe aviária em humanos foram confirmados no país asiático Camboja. Uma menina de 11 anos morreu, por causa da gripe. O pai dela, que também apresentava sintomas da doença, testou positivo para o vírus, conforme reportagem da agência de notícias Safras, publicada nesta segunda-feira, 27.
Doze pessoas que entraram em contato com a menina iniciaram os testes, segundo autoridades sanitárias do país.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu a situação como “preocupante” e está trabalhando com autoridades locais.
“A OMS leva a sério o risco deste vírus e pede cada vez maior vigilância de todos os países”, disse Sylvie Briand, diretora de saúde da ONU.
Transmissão entre humanos
Segundo Sylvie, ainda não está claro para a OMS se houve uma transmissão entre os humanos ou se foram em razão do contato próximo com as mesmas aves ou outros animais infectados.
Ao contrário de surtos anteriores de gripe aviária, a atual epidemia não está causando danos significativos em seres humanos. Até agora, seis casos em pessoas foram relatados à OMS, e elas tiveram contato próximo com aves infectadas.
A OMS ressalta que trabalha com o desenvolvimento de novas vacinas para diminuir o impacto de novas cepas do vírus. No entanto, isso pode levar de quatro a cinco meses. Ainda de acordo com a agência, já existem vacinas disponíveis para conter a propagação da doença nesse tempo.
Então OMS , se existem dúvidas com relação à transmissão, não pregue o pânico mundial.
O problema agora é que essa organização com viés ideológico perdeu a credibilidade.
A pandemia mostrou aspectos de politicagem e incompetência.
Eu não confio nem um pouco na OMS.