A Alphabet, dona da Google, decidiu fechar a Mineral — startup de robótica dedicada à agricultura. O gigante do ramo de tecnologia deu início ao negócio de robôs agrícolas em janeiro de 2023.
Elliot Grant, CEO da Mineral, anunciou a decisão da dona da Google. De acordo com o executivo, as tecnologias desenvolvidas serão transferidas para outros negócios.
“A Mineral não será mais uma empresa da Alphabet”, disse Grant. “Nossa tecnologia permanecerá dentro das principais empresas de agronegócio, em que poderá ter o máximo impacto.”
Depois da dona da Google
No texto, o executivo anunciou uma parceria da empresa com a Driscoll’s, multinacional que cultiva frutas vermelhas, como morangos, framboesas e mirtilos. O novo contrato licencia o uso da tecnologia desenvolvida pela Mineral.
“A Mineral fez uma parceria estreita com a Driscoll’s — a empresa líder mundial em frutas vermelhas — para desenvolver ferramentas de inteligência artificial para melhorar a fenotipagem das colheitas, prever melhor os rendimentos, otimizar as inspeções de qualidade e reduzir o desperdício de alimentos na cadeia de suprimentos”, escreveu Grant. “Algumas das tecnologias que desenvolvemos agora foram transferidas para a Driscoll’s e serão integradas aos seus sistemas para ajudar a atingir suas ambições de sustentabilidade.
Origens da empresa
A origem da Mineral remete a outubro de 2020, quando a dona do Google anunciou um robô criado para atuar em áreas agrícolas, inspecionando as plantas individualmente para otimizar o cultivo.