Com sede em Nova Jersey, EUA, a Avina Clean Hydrogen anunciou planos de construir uma planta para produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) a partir de etanol. A empresa é especialista em fontes renováveis de energia e descarbonização.
Com o projeto, a empresa pretende produzir 120 milhões de galões de SAF a partir de etanol. Esse volume corresponde a quase 455 milhões de litros — ou seja, por volta de 1,3 milhões de litros por dia. CEO da Avina, Vishal Shah, acredita que o caminho mais viável para a produção de SAF.
“O setor da aviação é responsável por 2% das emissões globais de CO2”, afirma Shah. “Nos últimos anos, as emissões desse setor têm aumentado a um ritmo mais rápido em comparação com as dos transportes ferroviárias, rodoviários ou marítimos. Os combustíveis de aviação sustentáveis são essenciais para a descarbonização do setor da aviação e a via de produção do etanol para jato é a opção mais rápida, econômica e escalonável para a descarbonização da aviação.”
A elaboração do projeto da planta industrial deve começar no segundo trimestre de 2024. O impulso vem do compromisso dos EUA de usar 3 bilhões de litros de SAF até 2030.
Etanol do Brasil
Atualmente, o Brasil é um dos grandes produtores de etanol do planeta. Responsável por 26% da oferta global, o país fica atrás somente dos Estados Unidos (55%).
Em 2024, por exemplo, o agro brasileiros deve gerar 34 bilhões de litros de etanol — por volta de 83% desse volume vem da cana-de-açúcar. O restante tem origem no milho.