Em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre, pelo menos 200 búfalos foram arrastados pelas enxurradas causadas pelas chuvas que inundaram boa parte do Rio Grande do Sul. Esses animais estavam em Lages, umas das ilhas que fazem parte do município.
Os animais eram de corte e valiam cerca de R$ 2 mil cada. Assim, estima-se um prejuízo de R$ 400 mil para o produtor. As informações são da Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu).
O mesmo ocorreu a outros 70 exemplares em uma fazenda em Venâncio Aires, a 140 km da capital gaúcha.
Leia também
Contudo, por volta de 40 espécimes foram resgatados. Eles estavam em vários pontos da região metropolitana de Porto Alegre. A lista inclui cartões postais da capital gaúcha.
“Nós pegamos animais próximo ao aeroporto, na Freeway, em Canoas, no Barra Shopping, no Centro de Treinamento do Grêmio, na Arena, no Beira Rio e no Gasômetro”, disse Desireé Möller, presidente da Ascribu. “A gente foi encontrando búfalos por tudo e aos pouquinhos estamos reunindo os animais de volta a sua casa, ao seu campo.”
Búfalos no Rio Grande no Sul
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem cerca de 50 mil búfalos no Rio Grande do Sul. Quase 6 mil deles estão em Porto Alegre e nos municípios que fazem parte de sua região.