Autoridades dos Estados Unidos reportaram a contaminação de quatro trabalhadores de granjas com gripe aviária no Colorado. É o quinto caso em humanos no Estado até o momento.
O novo registro eleva para oito o número de pessoas que já contraíram a doença nos EUA em 2024. E um quinto paciente com sintomas passa por testes e aguarda por um diagnóstico.
Com os novos registros, o Colorado passa a ser o Estado com mais seres humanos que contraíram a doença nos país neste ano. A segunda posição é do Michigan (2). E o Texas registrou uma contaminação até o momento.
Desde que surgiu, nove pessoas já contraíram a gripe aviária nos EUA. O primeiro caso ocorreu no Colorado em 2022.
Gripe aviária em outros vacas
A doença se alastra por meio de aves migratórias, mas também afeta outros tipos de animais e seres humanos. Nos EUA, além das granjas avícolas, o problema tem afetado criações de vacas leiteiras.
Ao menos 12 Estados registraram casos de rebanhos com animais contaminados — novamente, o Colorado se encontra na pior situação: 30 rebanhos, de acordo com os registros do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Ao todo, há o registro de casos em 145 rebanhos de vacas leiteiras.