Sob controle no Brasil, a gripe aviária causou a primeira morte em um ser humano nos Estados Unidos. O paciente tinha 65 anos de idade e morava na Louisiana.
A contaminação ocorreu depois que ele teve contato com galinhas de criação caseira e pássaros selvagens. A doença causou sua internação em 18 de dezembro.
+ Leia mais notícias de Agronegócios em Oeste
“Esse paciente continua sendo o único caso humano registrado no Estado”, afirma o Departamento de Saúde da Louisiana. Até o momento, o órgão não encontrou nenhuma evidência de transmissão de pessoa para pessoa.
Gripe aviária nos EUA
De acordo com os dados oficiais, 66 seres humanos se contaminaram com a gripe aviária em 2024 nos EUA. A maior parte deles está na Califórnia, onde foram registrados 37 casos em humanos ao longo do ano.
A segunda posição é da Califórnia (11). Na sequência aparecem o Colorado (10), seguido por Michigan (2) e Louisiana (1), bem como outros cinco Estados, que registraram um caso cada um até o momento: Iowa, Missouri, Oregon, Texas e Wisconsin.
As autoridades de Saúde dos EUA monitoram 12,4 mil pessoas expostas a animais infectados com a gripe aviária. Dessas, 560 realizaram testes para verificar se estavam contaminadas.
Nos EUA, o vírus já contaminou 130 milhões de aves, além de 919 rebanhos de gado leiteiro. A doença se espalhou por todo o país, diferentemente do que acontece no Brasil, onde o vírus não conseguiu alcançar as criações comerciais.