Em Araras, interior de São Paulo, a Fazenda Colorado produziu quase 34 milhões de litros de leite no ano passado. O volume garantiu à propriedade o título de maior produtora desse alimento no Brasil em 2022, de acordo com ranking da plataforma Milkpoint.
Fundado em 2001, o ranking da Milkpoint registra anualmente os nomes dos 100 maiores produtores de leite do Brasil. Com o resultado de 2022, a Fazenda Colorado se mantém no primeiro lugar da listagem pelo décimo ano seguido.
A propriedade pertence aos herdeiros do fundador Lair Antonio de Souza, que em 1982 deu início à marca Xandô, segundo a revista Forbes. A média diária da produção da Colorado em 2022 ficou próxima dos 93 mil litros. É como se um litro de leite fosse ordenhado a cada segundo.
Entre os dez primeiros colocados no ranking, a menor média diária ficou com a produtora Nilva Theresinha Randon: por volta de 40 mil litros. A produção fica em Vacaria (RS), a cerca de 50 quilômetros da capital Porto Alegre. E a última posição do top 100 é da Fazenda São Miguel, em Areais (SP), na divisa com o Estado do Rio de Janeiro — encostada com Paraty, cidade no litoral fluminense.
“Esses produtores representam a ponta do iceberg da produção de leite no país, que são mais tecnificados e altamente produtivos”, afirmou Marcelo Pereira de Carvalho, diretor da Milkpoint. “O Brasil vem se tornando mais eficiente na produção, principalmente de um grupo que vem investindo em tecnologias.”
As 100 fazendas listadas pela Milkpoint produziram quase 1 bilhão de litros em 2022. Para se ter noção do tamanho do iceberg: o dado mais recente sobre o volume leite produzido do Brasil está em 35 bilhões de litros por ano.
Beleza.
Mais uma vez reitera-se a grandeza e firmeza do campo, um dos incontestes pilares do Brasil.
Puxa vida.
Fica mostrando que daqui a pouco o MST invade, adoram uma moleza
Vacaria está bem distante de Porto Alegre, 50km não vale no mínimo 300km