Fazendeiros australianos decidiram doar suas ovelhas para economizar custos. Os pecuaristas alegam que o país enfrenta um “excesso de carneiros”, o que fez os preços destes animais despencarem.
Os preços da carne de carneiro caíram cerca de 70% no último ano, para US$ 1,23 por kg, segundo dados da reguladora Meat and Livestock Australia (MLA).
“Nos últimos anos, a Austrália teve várias boas temporadas, o que fez com que o rebanho de ovelhas atingisse 78,75 milhões de cabeças – o maior desde 2007”, disse Tim Jackson, analista global de suprimentos da MLA.
O aumento da quantidade de ovelhas foi impulsionado por três anos de chuvas acima da média nas regiões de criação desse tipo de animal, como New South Wales e Victoria. A chuva é ideal para o crescimento da grama, que é propícia para a alimentação e para a reprodução do gado.
“Quanto mais chovia e mais o mercado se mantinha favorável, mais os produtores retinham ovelhas que, de outra forma, seriam vendidas”, disse Andrew Spencer, presidente da Sheep Producers Australia, à CNBC. “E, como resultado, o número continuou a crescer.”
Ele acrescentou que os fazendeiros preferem doar os animais a abatê-los, mas não houve muitos interessados nas ovelhas gratuitas.
“Os fazendeiros viram uma grande queda na lucratividade”, disse Steve McGuire, vice-presidente do grupo de defesa agrícola WAFarmers, à CNBC. “Muitas ovelhas podem não ter mercado, o que pode levar os fazendeiros a abater os animais.”
O rebanho de ovelhas da Austrália deve crescer 23% neste ano, número contrastante com a baixa histórica de 100 anos em 2020, segundo estatísticas da MLA.
![](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/11/image_2023-11-24_172640323.jpg)
Como consequência, a superoferta de ovelhas reduziu os preços do gado, marcando uma reversão da bonança que os fazendeiros desfrutaram com os altos preços de carne de carneiro há três anos.
Os preços baixos são um golpe duplo para os fazendeiros, que agora têm de alimentar um grande rebanho por mais tempo, mesmo com as condições climáticas piorando este ano.
Superoferta de ovelhas ajudou os fazendeiros a doá-las
O escritório australiano de meteorologia registrou o mês de setembro mais seco em sua história, e o atual clima seco não dá sinais de melhoras.
Em novembro, o escritório alertou que o fenômeno climático El Niño continuará e que um forte evento positivo do Dipolo do Oceano Índico (IOD) é provável — o que sugere que os próximos meses continuarão relativamente quentes e secos.
O Dipolo do Oceano Índico (IOD) é um fenômeno climático que influencia os padrões
de chuva ao redor do Oceano índico, incluindo a Austrália.
Como resultado, os fazendeiros estão tentando reduzir seu rebanho, o que pode incluir enviar o gado para abatedouros e processadores de carne.
Leia também: “Peru da ceia de Natal é 100% brasileiro”
“Em 2023, as condições foram mais secas do que nos últimos três anos”, disse Jackson. “Isso afetou a confiança dos produtores e aumentou a oferta de ovelhas e cordeiros para os processadores.”
Mas as instalações de processamento de carne, ou abatedouros, não estão conseguindo abater o alto volume de ovelhas rapidamente o suficiente.
“O aumento na venda de ovelhas aconteceu em um momento em que os processadores ainda não estão operando em plena capacidade, em razão da falta de mão de obra especializada”, disse Matt Dalgleish, co-fundador da firma de consultoria agrícola Episode 3.
Um acúmulo de estoque não processado do ano passado também contribuiu para o gargalo nos abatedouros, disse McGuire, da WAFarmers.
O que isso significa para os preços das ovelhas
A Austrália é a principal produtora e exportadora de carne de ovelha do mundo, e a superoferta dos animais pressionou os preços globais no atacado para baixo.
Apesar da queda nos preços, o desconto no varejo ainda não foi refletido na mesma medida, observou McGuire.
O Woolworths Group, uma grande rede de supermercados australiana, anunciou que cortará os preços dos produtos de carneiro em 20%.
![ovelhas maconha](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/09/ovelhas-maconha.jpg)
A Austrália exportou um recorde de carne de ovelha em outubro. “Então, a carne está começando a se mover”, disse McGuire. “É apenas um grande acúmulo para limpar.”
Ele espera que os consumidores, tanto na Austrália quanto no exterior, continuem a ver mais quedas no preço da carne de carneiro.
No entanto, alguns fazendeiros estão considerando não acasalar suas ovelhas para reduzir custos, acrescentou McGuire. Isso pode levar a uma queda no número de ovelhas jovens, o que pode mudar rapidamente a paisagem do mercado de ovelhas: de superoferta para falta de oferta.
+ Leia mais sobre Agronegócio em Oeste