Calculado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro) subiu 6 pontos no terceiro trimestre de 2022. A instituição divulgou os dados na quinta-feira 17.
Desse modo, o indicador partiu dos 110 pontos, registrados no trimestre anterior, para o patamar atual: 116 pontos, ou seja, uma expansão de 5,5%. De acordo com a Fiesp, o crescimento da confiança do agronegócio entre julho e setembro é o melhor desempenho trimestral de 2022.
“O ano começou com preços em alta e insegurança quanto ao fornecimento de matérias-primas, problemas que desde então foram amenizados, tornando as relações de troca um pouco mais favoráveis para os produtores”, analisou Roberto Betancourt, diretor do Departamento de Agronegócio da Fiesp. “Isso explica parte da melhora na avaliação do mercado tanto de fertilizantes quanto de agroquímicos, apesar das cotações desses produtos ainda estarem operando em patamares elevados.”
Confiança do agronegócio e melhora econômica
Por meio de nota, a instituição informou que a alta ocorreu em razão “da melhora generalizada na avaliação sobre a economia brasileira” ao longo do ano. “Houve queda no risco Brasil, a inflação cedeu lugar a um quadro deflacionário como resultado da alta de juros e da queda dos preços dos combustíveis e melhoraram as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto em 2022”, informa.
O levantamento do IC Agro registrou melhora em quase todos os segmentos analisados. A retração apareceu apenas no grupo formado pelas indústrias que atuam depois da porteira. Ainda assim, todo os setores analisados ficaram com a pontuação acima de 100, faixa considerada otimista pela metodologia do estudo.
“Os dados mais recentes do IBGE mostram um recuo na produção física nas indústrias de alimentos, um dos principais setores do chamado ‘pós-porteira’”, explicou Betancourt. “Para os exportadores, como as tradings, o resultado também foi influenciado pela perspectiva de esfriamento no comércio global, devido à desaceleração da economia em várias partes do mundo”, acrescentou.
O IC Agro
A Fiesp elabora o Índice de Confiança do Agronegócio para avaliar a percepção das indústrias de insumos e transformação ligadas à agropecuária, além das cooperativas e produtores, em relação a uma série de indicadores econômicos e de competitividade do setor. O histórico de dados da pesquisa tem início no último trimestre de 2013.
O futuro que está incerto.
Deus abencoe nosso agro.