A polícia do Reino Unido investiga o sumiço de 22 toneladas de queijos do tipo cheddar. Avaliada em quase R$ 2 milhões, a carga continha algumas das marcas artesanais mais procuradas pelos britânicos.
A Neal’s Yard Dairy — uma empresa especializada em queijos finos no Reino Unido — acreditou que estava fechando um contrato de supermercados franceses. O negócio foi intermediado por falsários que se passaram por representantes dos varejistas.
Quase mil peças de queijos cheddar
Os criminosos receberam a carga em 21 de outubro, antes dos fornecedores perceberem que se tratava de um golpe. Ao todo, 950 rodelas foram entregues, de acordo com a BBC. Os produtos eram das marcas Hafod Welsh, Westcombe e Pitchfork — todos com pequenas produções premiadas.
“O mundo do queijo artesanal é um lugar onde a confiança está profundamente enraizada em todas as transações”, disse Patrick Holden, dono da fazenda onde acontece a produção da Hafod. É um mundo onde a palavra de alguém é o seu vínculo.”
A Neal’s Yard Dairy fez uma postagem nas redes sociais para pedir a ajuda da população para encontrar os criminosos. Na publicação, a empresa pede para quem receber propostas ou produtos que acreditem ter associação com roubo dos queijos cheddar premiados. “Apesar do golpe financeiro significativo, honramos o nosso compromisso com os nossos fornecedores de pequena escala e pagamos todos os três queijeiros artesanais na totalidade”, afirmam.
“Estamos atualmente a trabalhar com as autoridades policiais para identificar os autores desta fraude”, escrevem. “Gostaríamos de fazer um apelo a todos na nossa estimada comunidade de queijos em todo o mundo.”
Ratatouille não era ladrão e sim cozinheiro premiado. KKKKKKKKKKKKKKKKK
Pode ter sido o Ratatouille