Não é apenas o óleo diesel que precisa de petróleo para ser produzido. Para reduzir o uso dessa matéria-prima, a Goodyear lançou um pneu que tem 90% da composição com recursos renováveis como o arroz, que tem origem no agronegócio.
Chamado de Eagle Go, a novidade quase não usa derivados de petróleo na fabricação. O novo pneu, além do arroz, é produzido com óleo de girassol, resinas de pinheiro, borracha natural e sílica de cinzas de casca de arroz, minimizando o uso de materiais sintéticos.
De acordo com a revista Quatro Rodas, os motores atuais são feitos para durar cerca de 240 mil quilômetros. A Goodyear afirma que o novo pneu de arroz vai rodar por 500 mil quilômetros.
Segundo Yahoo Notícias, a novidade usa a tecnologia SightLine, que possui um sensor para monitorar a integridade do equipamento. Desse modo, há a interpretação de um conjunto de dados para avaliar o estresse do material, a temperatura, a pressão e também o desgaste. Assim, ele se ajusta ao longo do tempo para durar mais tempo sem precisar trocá-lo.
A fabricante pretende abandonar o uso do petróleo até 2040, seguindo a mesma tendência das grande montadoras de carros, que planejam ter linhas 100% elétricas. A Goodyear aproveitou o lançamento do Citröen Oli, movido a eletricidade, para apresentar o novo pneu de arroz.
Me parece que o descarte pode ser a grande vantagem dessa tecnologia, à confirmar. Além dela durar mais e exigir menos trocas (talvez nenhuma ao longo da vida útil de um automóvel), pode ter uma decomposição mais favorável. O descarte de pneus tradicionais costumava ser um problema, penso que ainda o é.
A reportagem mistura e se confunde pneu com motor. Afirma q vai rodar 500 km e depois informar que os pneus irão rodar 500 mil km.
Bom dia. Sugiro fazer uma correção no subtítulo “A novidade deve rodar por 500 quilômetros” e incluir a palavra MIL.
Amigos, como sou um”senhor de idade”, me lembro que nos anos setenta do século passado, “especialistas” previram com certeza infalível que o petróleo acabaria em todo planeta em 2000/2010. Eu não suporto mais “especialistas da catástrofe”. Bem, até o Apocalipse.
Esse vai grudar no asfalto
Entendi que é a casca do arroz🤔
Mais um motivo para privatizar a Petrobras o mais rápido possível.
Que idéia mais idiota. O mundo vai passar por crise de produção de alimentos e essa empresa acha bacana usar comida pra fazer pneu. É um arroz que não vai pra mesa de quem tem fome.
Concordo100%. Deve ter sido ideia de imbecil.
Bom dia. Se vc ler a matéria verá que será usada a sobra da casca de arroz, um subproduto do alimento, tipo o bagaço da cana. Esses subprodutos também podem ser usados para fazer ração animal, mas não entendo sobre essa cadeia produtiva. Provavelmente deve ter muita sobra desse produto (casca de arroz) pq os animais tbm não iam conseguir se alimentar só de cascas.
Será comestível?