Pela primeira vez em muitos anos, nenhum representante do alto escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou presença na programação do Show Rural, em Cascavel (PR). O evento, considerado um dos maiores do agronegócio brasileiro, movimenta bilhões de reais e deve receber cerca de 400 mil visitantes até sexta-feira 14.
Diferentemente de edições anteriores, que tiveram a presença dos ministros da Agricultura e do Desenvolvimento Social, além da presidência do Banco do Brasil, em 2025, apenas diretores e superintendentes constam na agenda oficial.
+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste
O governo Lula não explicou por que não designou ministros para a feira, que marca a abertura da temporada dos grandes eventos agropecuários do país.
Nos bastidores, segundo apurou o jornal Gazeta do Povo, comenta-se que a gestão de Lula quer evitar embates com líderes do setor produtivo, que devem reivindicar medidas para fortalecer o segmento e impulsionar a economia.
No topo da lista, estão reclamações quanto à defesa do agro brasileiro fora do país depois de episódios que envolveram impasses comerciais externos, como a crise desencadeada por declarações do CEO do Carrefour.
Para líderes do setor produtivo, falta conhecimento governamental sobre o segmento, além de uma melhor comunicação institucional direcionada ao mercado externo.
Outro ponto de preocupação é o impacto das taxas de juros, que devem afetar ainda mais o setor no próximo ciclo produtivo. O Plano Safra 2025/26 será anunciado no meio do ano, e a incerteza sobre as condições de financiamento tem gerado apreensão entre produtores.
Diante desse cenário, ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, a organização do Show Rural não divulgou uma estimativa de negócios fechados durante a feira.
Leia também: “Ex-secretário critica gestão de ministro da Agricultura: ‘É uma vergonha'”
Em 2023, o governo federal já enfrentou um desentendimento com outro grande evento do setor, a Agrishow, realizada em Ribeirão Preto (SP). O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, cancelou sua participação ao saber que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estaria na abertura.
Em seguida, o governo ameaçou cortar o patrocínio do Banco do Brasil para a feira. Dias depois, Lula classificou os organizadores do evento como “fascistas e negacionistas”.
Representantes do governo Lula foram convidados para o evento
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, responsável pelo Show Rural, afirmou à Gazeta do Povo que ministros e autoridades de alto escalão foram convidados para o evento. Ele ainda espera que algum representante compareça até o encerramento da feira.
Leia também: “Laudo desafia Incra e define fazenda da família Bettim como ‘grande propriedade produtiva'”
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que visitou o evento na segunda-feira 10, afirmou ao veículo que a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, pode comparecer. Ele também tenta articular a presença do ministro Carlos Fávaro.
Dirceu alegou que Fávaro havia confirmado presença, mas cancelou devido a problemas de agenda. “Inclusive eu pegaria uma carona com ele [para retornar a Brasília] e tive de comprar passagem aérea de última hora, porque o ministro teve uma dificuldade de agenda”, afirmou.
Ele também destacou que, caso a presidente do Banco do Brasil compareça, isso já representaria um gesto significativo do governo, já que a instituição é responsável pelo crédito agrícola via Plano Safra. No entanto, o nome dela ainda não consta na programação oficial.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪
Agora dá impeachment 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 tá na lei rural, não lambeu a bota do fazendeiro cometeu crime 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😂🤣🤣🤣 bora todo mundo pra porta das fazendas pedir pros tratores irem pra rua derrubar o presidente 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Menine Leo, ainda não tomou seu Rivotril com Gardenal? Fica só bebendo leite quente do gado, engolindo tudo, dai fica assim, relinchando igual mulinha louca com esses emojis.. Vai se tratar esquerdólinha doente…
Fala mugidor com cara no cocho 🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄
Uso emoji pq se não desenhar vcs não entendem 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 se nem nome colocam nas postagens imagina ler😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Que bom que nem o ladrão e nem os cupinchas irão a um evento onde só tem gente de bem.
ué, segundo o ladrãozinho pinguço de nove dedos o agro é fascista… por que ele iria enviar um dos seus ilibados cupinchas para uma festa fascista? o que ele quer é apenas a parcela de impostos surrupiada de quem produz…