A Califórnia entrou para lista dos lugares nos Estados Unidos onde a gripe aviária está contaminando vacas. As autoridades dos EUA notificaram o contágio em rebanhos de três fazendas no Estado.
Até o momento, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) registrou contaminações em 197 rebanhos no país em 2024. Ao todo, vacas contaminadas com gripe aviária foram encontradas em 14 Estados.
A pior situação é a do Colorado — onde a doença já apareceu em 65 fazendas leiteiras. No top 5 também estão Idaho (31), Michigan (28), Texas, e Iowa. A lista ainda se estende por Minnesota (9), Novo México (9), Dakota do Sul (7), Kansas (4), Oklahoma (2), além de Ohio, Carolina do Norte e Wyoming, empatados com um cada um. Desse modo, as notificações atravessam o país de uma costa a outra e de norte a sul.
Além disso, a doença se espalha em criações de aves. O pior exemplo em Ionia, Michigan. De acordo com o USDA, houve a contaminação 6,5 milhões de galinhas apenas em 2024.
Transmissão da gripe aviária das vacas para o homem
Em 1º de abril, o Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas (DSHS, na sigla em inglês) confirmou o primeiro caso de transmissão da gripe aviária de uma vaca para um homem. Não foram reveladas as informações dos pessoais infectados, como o nome nem a idade.
As autoridades do Texas afirmaram, na época, que a contaminação de bovinos leiteiros não é uma ameaça ao abastecimento da população. “Os laticínios são obrigados a destruir ou desviar o leite de qualquer vaca doente, além de a pasteurização matar o vírus”, escreveram em nota.